O Brasil tem água de sobra - 12% da água doce do mundo. Com exceção de quem vive no semiárido, o brasileiro nunca se preocupou com a falta d água. Até que ela faltou.
Superinteressante, abril, 2015, p. 46.
À escassez de água para abastecimento da população de São Paulo nesses dois últimos anos pode ser atribuída
ao atraso nas obras que têm como meta buscar novas fontes de água para São Paulo, entre elas uma obra já em execução, a ligação do rio Paraíba do Sul, que será responsável pelo abastecimento do estado do Rio de Janeiro ao Sistema Cantareira.
à redução do volume das chuvas, ao uso inadequado da água tratada, utilizada tanto para beber quanto para lavar calçadas e nas descargas em vasos sanitários e ao percentual elevado de vazamentos existentes nas tubulações antigas e mal conservadas existentes na cidade.
ao aquecimento excessivo do Oceano Atlântico, que provocou a modificação do regime de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e, consequentemente, sua concentração na região Norte do Brasil.
ao desmatamento acelerado das florestas tropicais existentes no continente americano, que modificou o sistema de circulação atmosférico da América do Sul, especialmente a Massa Polar Atlântica, responsável pela formação de chuvas na região Sudeste.