"O Brasil sofreu a segunda maior redução nas projeções de crescimento econômico do FMI entre os países desenvolvidos e emergentes mais importantes, atrás apenas da Índia. O crescimento projetado brasileiro de 2012 foi reduzido em um ponto percentual, de 2,5% para 1,5%. Para 2013, o Fundo reduziu em 0,7 ponto percentual a projeção de crescimento econômico do Brasil, para 4%."
Alex Ribeiro. “FMI vê risco 'alarmante' de forte freada mundial”, 9/10/2012.http://www.valor.com.br/internacional/2860340/fmi-ve-risco-alarmantede-forte-freada-mundial#ixzz28oPUL4pT (Acesso em 9/10/2012).
As projeções sobre o crescimento econômico brasileiro, realizadas pelo FMI,
divergem bastante da avaliação do governo brasileiro, que estima crescimento econômico acima de 15% em 2012 e 2013.
preocupam o governo brasileiro, que teme que a redução no crescimento econômico provoque aumento acelerado da taxa de inflação.
permitem reconhecer o acerto das políticas econômicas desenvolvidas na atual década, que reduziram drasticamente a inflação e desvalorizaram o real em relação ao euro e ao dólar.
indicam que, apesar da redução prevista, a economia brasileira deve se tornar uma das três maiores do mundo até 2014.
contrastam com alguns sinais de superaquecimento da economia brasileira, que apresenta atualmente baixos níveis de desemprego.