O Brasil apresenta uma das mais ricas e variadas formações vegetais do planeta. Elas estão relacionadas aos diversos tipos de clima, relevos e solos existentes no país. De acordo com suas características, pode ser dividida em dez grandes grupos: Floresta Amazônica, Caatinga, Mata Atlântica (florestas costeiras), Pantanal Mato-Grossense, Cerrado, Campos ou Pradarias, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Mangue e Restinga.
Analise as características a seguir referentes a alguns dos tipos de Vegetação do Brasil:
I. É uma espécie arbórea aciculifoliada, que se assemelha na densidade vegetal. Aparece na Região Sul e em alguns trechos da Sudeste. Nesse tipo de vegetação, são comuns as coníferas, próprias do clima subtropical.
II. É heterogênea, latifoliada com milhares de espécimes vegetais perenes (sempre verdes sem perder as folhas no outono/inverno), uma floresta densa e intrincada, que costuma ser dividida em andares (igapó, várzea e terra firme).
III. É composta de arbustos e espécies arbóreas, que ocorrem em áreas de lagunas e restingas, ao longo do litoral, adaptadas à salinidade e a solos pouco oxigenados, predomina vegetação de troncos finos, raízes aéreas e respiratórias.
IV. Ocorre numa faixa de transição entre Amazônia e sertão nordestino, é formada por palmáceas, onde aparecem a carnaúba e o babaçu que podem atingir de 15 a 20 metros de altura. A Oeste, recebe influência do clima Equatorial.
V. Apresenta características de plantas xerófilas (adaptadas a climas secos), típicas do clima semiárido. Nela, predominam espécies arbustivas como cactáceas, entremeadas por gramíneas e algumas árvores de maior porte.
VI. É formada por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos e predomina nas coxilhas dos campos meridionais. Esse tipo de vegetação é originada por influência do clima Subtropical.
Assinale a opção que apresenta a nomenclatura correta, respectivamente, às características I, II, III, IV, V e VI:
Floresta Amazônica, Mangue, Caatinga, Mata de Araucária, Pradarias e Cerrado
Mata de Araucária, Floresta Amazônica, Mangue, Mata de Cocais, Caatinga e Campos.
Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Mangue, Caatinga, Campos e Cerrado.
Cerrado, Mata de Araucária, Caatinga, Mata de Cocais, Restinga e Pantanal Mato-Grossense.
Restinga, Mata Atlântica, Campos, Mata de Araucária, Pradarias e Caatinga.