ENEM 2016 segunda aplicação

O bonde abre a viagem,
No banco ninguém,
Estou só, stou sem.
Depois sobe um homem,
No banco sentou,
Companheiro vou.
O bonde está cheio,
De novo porém
Não sou mais ninguém.

ANDRADE, M, Poesias completas. Belo Horizonte: Wa Rica, 1993.

O desenvolvimento das grandes cidades e a consequente concentração populacional nos centros urbanos geraram mudanças importantes no comportamento dos indivíduos em sociedade. No poema de Mário de Andrade, publicado na década de 1940, a vida na metrópole aparece representada pela contraposição entre

a
solidão e a multidão.
b
a carência e a satisfação.
c
a mobilidade e a lentidão.
d
a amizade e a indiferença.
e
a mudança e a estagnação.
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Resposta
A
Tempo médio
55 s

Resolução

A questão pede para identificar a contraposição que representa a vida na metrópole, conforme expresso no poema de Mário de Andrade.

Análise do Poema:

  • Primeira Estrofe: O eu lírico inicia a viagem de bonde sozinho ("No banco ninguém", "Estou só, stou sem."). Há um sentimento de solidão e talvez de vazio ou falta ("sem").
  • Segunda Estrofe: A solidão é quebrada pela chegada de outra pessoa ("sobe um homem"). O eu lírico sente uma forma de companhia ("Companheiro vou."). A solidão física desaparece momentaneamente.
  • Terceira Estrofe: O bonde fica cheio ("O bonde está cheio"). Paradoxalmente, em meio à multidão, o eu lírico volta a se sentir isolado, mas de uma forma diferente: ele se sente anônimo, insignificante ("De novo porém / Não sou mais ninguém."). A presença física de muitos não elimina a sensação de isolamento existencial; pelo contrário, parece intensificá-la.

Interpretação no Contexto da Metrópole:

O poema retrata uma experiência comum na vida urbana moderna: o paradoxo de estar cercado por muitas pessoas (multidão) e, ainda assim, sentir-se só (solidão) ou perdido na massa anônima. A concentração populacional, mencionada no enunciado, leva a essa dinâmica onde a proximidade física não garante conexão humana ou reconhecimento individual.

Conclusão:

A principal contraposição explorada no poema é entre o estado inicial de solidão física, a breve sensação de companhia, e o estado final de solidão em meio à multidão. A experiência do eu lírico vai da solidão individual para a solidão coletiva, característica da vida na metrópole.

Portanto, a alternativa que melhor captura essa dinâmica é a que opõe a solidão (presente no início e, de forma diferente, no fim) à multidão (presente no fim).

A alternativa correta é a A.

Dicas

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Observe como o sentimento do eu lírico muda à medida que o bonde enche.
Qual o significado de se sentir "ninguém" quando se está rodeado de pessoas?
Pense na relação entre o espaço (o bonde cheio) e o sentimento (solidão/anonimato).

Erros Comuns

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Interpretar "Não sou mais ninguém" como algo positivo, como liberdade ou desprendimento, em vez de anonimato e perda de identidade.
Focar excessivamente no segundo verso ("Companheiro vou") e achar que o tema é a busca por companhia ou amizade (levando à opção D).
Confundir o cenário (bonde = mobilidade) com o tema central do poema (levando à opção C).
Não perceber o paradoxo da solidão que emerge justamente quando o bonde está cheio.
Interpretar "stou sem" de forma muito ampla como carência geral, sem conectar ao sentimento predominante de solidão (levando à opção B).
Revisão

Interpretação de Texto Poético:

Análise de poemas envolve identificar o eu lírico, seus sentimentos, as imagens criadas, a estrutura do texto e a linguagem utilizada para compreender a mensagem ou sensação transmitida.

Modernismo Brasileiro (1ª Fase):

Mário de Andrade foi uma figura central da primeira fase do Modernismo no Brasil (década de 1920-1930). Essa fase buscou romper com o Parnasianismo, valorizando a linguagem coloquial, o cotidiano, temas nacionais e a experimentação formal. A vida urbana e suas contradições foram temas frequentes.

Temática Urbana na Literatura:

A literatura frequentemente explora a experiência da vida nas grandes cidades, abordando temas como o anonimato, a solidão em meio à multidão, a velocidade, a fragmentação das relações e a sensação de perda de identidade individual.

Habilidade

Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

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