ENEM 2019 segunda aplicação

O boliche é um esporte cujo objetivo é derrubar, com uma bola, uma série de pinos alinhados em uma pista. A professora de matemática organizou um jogo de boliche em que os pinos são garrafas que possuem rótulos com números, conforme mostra o esquema.

O aluno marca pontos de acordo com a soma das quantidades expressas nos rótulos das garrafas que são derrubadas. Se dois ou mais rótulos representam a mesma quantidade, apenas um deles entra na contagem dos pontos. Um aluno marcou 7,55 pontos em uma jogada. Uma das garrafas que ele derrubou tinha o rótulo 6,8.

A quantidade máxima de garrafas que ele derrubou para obter essa pontuação é igual a

a

2.

b

3.

c

4.

d

5.

e

6.

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Resposta
E
Tempo médio
2 min

Resolução

Passo a Passo da Solução:

  1. Identificar os valores nos rótulos das garrafas:

    Observando a imagem, temos 10 garrafas com os seguintes rótulos:

    6,8; 9/12; 34%; 0,75; 3/4; 6/8; 75%; 3,4; 4/3; 4,3.

  2. Converter todos os valores para a forma decimal:

    Para comparar e somar os valores, é útil convertê-los para a mesma forma, por exemplo, decimal.

    • 6,8 = 6.8
    • 9/12 = 3/4 = 0.75
    • 34% = 34/100 = 0.34
    • 0,75 = 0.75
    • 3/4 = 0.75
    • 6/8 = 3/4 = 0.75
    • 75% = 75/100 = 0.75
    • 3,4 = 3.4
    • 4/3 ≈ 1.333...
    • 4,3 = 4.3
  3. Identificar os valores únicos:

    A regra do jogo diz que "Se dois ou mais rótulos representam a mesma quantidade, apenas um deles entra na contagem dos pontos". Isso significa que precisamos identificar os valores únicos que podem contribuir para a pontuação.

    Os valores decimais são: 6.8, 0.75, 0.34, 0.75, 0.75, 0.75, 0.75, 3.4, 1.333..., 4.3.

    Os valores únicos são: 6.8, 0.75, 0.34, 3.4, 4/3 (ou ≈1.333...), 4.3.

    Note que o valor 0.75 aparece em 5 garrafas diferentes (9/12, 0,75, 3/4, 6/8, 75%).

  4. Utilizar a informação da pontuação total e da garrafa conhecida:

    A pontuação total do aluno foi 7,55 pontos.

    Sabemos que uma das garrafas derrubadas tinha o rótulo 6,8.

    A pontuação é a soma dos valores *únicos* das garrafas derrubadas. Portanto, o valor 6.8 contribuiu para a pontuação.

  5. Calcular a pontuação restante necessária:

    A pontuação restante que deve vir de outros valores únicos é:

    \[ \text{Pontuação restante} = \text{Pontuação total} - \text{Valor conhecido} \]

    \[ \text{Pontuação restante} = 7.55 - 6.8 = 0.75 \]

  6. Identificar quais valores únicos somam a pontuação restante:

    Precisamos encontrar quais dos outros valores únicos (0.75, 0.34, 3.4, 4/3, 4.3) somam 0.75.

    Observando os valores únicos disponíveis, vemos que um deles é exatamente 0.75.

    Portanto, para obter a soma 0.75, o aluno deve ter derrubado garrafas com o valor único 0.75.

  7. Determinar os valores únicos que compõem a pontuação total:

    Os valores únicos que contribuíram para a pontuação de 7,55 foram 6.8 e 0.75.

  8. Contar o número máximo de garrafas derrubadas:

    O problema pede a quantidade *máxima* de garrafas derrubadas.

    Para que o valor 6.8 contribuísse para a pontuação, pelo menos uma garrafa com o rótulo 6.8 foi derrubada. Há apenas uma garrafa com esse rótulo.

    Para que o valor 0.75 contribuísse para a pontuação, pelo menos uma garrafa com valor equivalente a 0.75 foi derrubada. Para maximizar o número de garrafas, o aluno deve ter derrubado *todas* as garrafas com valor 0.75.

    As garrafas com valor 0.75 são: 9/12, 0,75, 3/4, 6/8, 75%. São 5 garrafas.

    A quantidade máxima de garrafas derrubadas é a soma das garrafas com valor 6.8 e das garrafas com valor 0.75:

    \[ \text{Máximo de garrafas} = (\text{Garrafas com valor 6.8}) + (\text{Garrafas com valor 0.75}) \]

    \[ \text{Máximo de garrafas} = 1 + 5 = 6 \]

Portanto, a quantidade máxima de garrafas que ele derrubou é 6.

Dicas

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Primeiro, converta todos os valores dos rótulos para a forma decimal para facilitar a comparação.
Lembre-se da regra: valores repetidos só contam uma vez para a pontuação. Quais são os valores únicos possíveis?
Calcule quanto falta para a pontuação total (7,55) depois de subtrair o valor da garrafa conhecida (6,8). Use os valores únicos para encontrar essa diferença. Para maximizar, quantas garrafas correspondem aos valores únicos usados?

Erros Comuns

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Erro na conversão entre frações, decimais e porcentagens (ex: 9/12 ≠ 0.75, 34% = 3.4).
Não identificar corretamente todos os rótulos que representam o mesmo valor (ex: não perceber que 9/12, 6/8, 3/4, 75% são todos iguais a 0.75).
Interpretar mal a regra de pontuação: somar os valores de todas as garrafas derrubadas, mesmo as repetidas.
Interpretar mal a regra de pontuação: contar apenas uma garrafa para cada valor único, em vez de somar o valor único uma vez.
Erro no cálculo da pontuação restante (7,55 - 6,8).
Contar apenas o número de valores únicos necessários (2: 6.8 e 0.75) em vez do número total de garrafas correspondentes a esses valores.
Não considerar que o objetivo é maximizar o número de garrafas, talvez parando após encontrar uma combinação que funcione.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Representações Numéricas: É fundamental saber converter números entre diferentes formas: decimal, fração e porcentagem. Por exemplo, \( \frac{3}{4} = 0,75 = 75\% \).
  • Identificação de Valores Equivalentes: Reconhecer que diferentes representações (como \( \frac{9}{12} \), \( 0,75 \), \( \frac{3}{4} \), \( \frac{6}{8} \) e \( 75\% \)) podem ter o mesmo valor numérico.
  • Operações com Decimais: Realizar adições e subtrações com números decimais com precisão (ex: \( 7,55 - 6,8 = 0,75 \)).
  • Interpretação de Regras: Compreender e aplicar corretamente a regra específica do problema, que envolve a soma de valores *únicos*.
Habilidade

Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

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