O bloco diagrama que segue representa uma zona de subducção entre duas placas oceânicas, formando uma fossa profunda e um arco de ilha vulcânico:
A análise da figura permite dizer que:
I. Trata-se de uma área de encontro convergente entre placas tectônicas onde movimentos orogenéticos são capazes formar cadeias de montanhas. Neste caso, o fundo oceânico sofreu um soerguimento elevando as ilhas japonesas acima do nível da água.
II. A imagem demonstra movimentos epirogenéticos provocados por processos lentos de deslizamento das placas convergentes. Nas regiões de encontro de placas tectônicas as atividades sísmicas são numerosas e capazes de transformar a paisagem terrestre.
III. Em regiões de encontro de placas tectônicas os abalos sísmicos são esporádicos. As áreas de subducção promovem a cristalização entre os blocos rochosos eliminando a possibilidade de movimentos orogenéticos e a presença de atividade vulcânica.
IV. Além da Placa Euroasiana e a Placa do Pacífico, as proximidades das ilhas japonesas recebem forte influência do deslocamento da Placa das Filipinas. Essa confluência entre as três é responsável pela instabilidade geológica da região justificando os inúmeros abalos sísmicos que lá ocorrem.
Assinale:
Se apenas I e II forem verdadeiras;
Se apenas I e IV forem verdadeiras;
Se apenas II e III forem verdadeiras;
Se apenas III e IV forem verdadeiras;
Se todas forem verdadeiras.