O bloco-diagrama a seguir faz referência à dinâmica da água na superfície e na subsuperfície. Com base nesse assunto, julgue a veracidade ou a falsidade das proposições.
I. A estrutura apresentada na figura é mais compatível com uma formação sedimentar, já que, ao contrário da cristalina, funciona como se fosse uma esponja na absorção da água de infiltração.
II. O nível do lençol freático muda dependendo da estação. Assim, durante o período chuvoso ele sobe até a zona de aeração; já no período mais seco seu nível máximo se limita à chamada zona de saturação.
III. Atividades antrópicas podem promover intensa alteração na dinâmica da água subterrânea, por meio do desmatamento, do manejo inadequado do solo e da extração excessiva de água através de poços.
IV. Na estrutura geológica da maior parte do território pernambucano o processo apresentado na figura ocorre com forte intensidade, sobretudo no compartimento do Sertão.
V. A vegetação interage com esse sistema ao contribuir para a formação dos corpos d’água na superfície e na subsuperfície, e minimizar o poder erosivo da chuva e de seu sistema radicular para facilitar o processo de infiltração da água.
Estão corretas apenas as proposições:
I, III, IV e V.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I e IV.
II, III e V.