EBMSP Medicina 2014/2

O bioantropólogo Daniel Lieberman, da Universidade de Harvard, concluiu a entrevista sobre seu novo livro The Story of the Human Body, com uma espécie de grito de guerra: “A medicina precisa da teoria da evolução!”. Para o cientista, a principal razão pela qual os humanos de hoje, em especial os moradores de países ricos, sofrem cada vez mais de doenças relativamente fáceis de prevenir – obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer, entre outras mazelas – é o fato de muitos médicos ignorarem a evolução humana.

LOPES, Reinaldo José. Corpo em descompasso. Folha de São Paulo, São Paulo, 5 jan. 2014. saúde+ciência, B10. Adaptado.

Contextualizando na gripe, em relação a doenças infecciosas ligadas à história evolutiva da espécie humana, é correto afirmar:

a

A detecção e a identificação de agentes virais realizadas em laboratório, dependeram de microscopia óptica também utilizada em investigações sobre bactérias e fungos patogênicos.

b

A espécie humana em sua longa e permanente associação com o vírus da gripe tornou-se o principal reservatório desse patógeno.

c

O acometimento de humanos pela gripe sugere uma relação ecológica recente o que não se verifica entre vírus e aves que vivem em simbiose sem evidência marcante de danos.

d

A dispersão da gripe, podendo vitimar um grande número de pessoas, deve-se à necessidade de contato físico direto entre indivíduos sadios e infectados.

e

O sucesso da imunização contra gripe decorre da estrutura do genoma do vírus influeza, constituído de DNA, que, por sua instabilidade, provoca a formação de uma memória imunológica.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar