O bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), é uma substância química de uso doméstico que atua como princípio ativo na maioria dos efervescentes utilizados para o combate da hiperacidez estomacal e também é usado nas padarias e confeitarias como fermento para a produção de bolos e bolachas. Já o SO2(g) é um gás que é liberado a partir da combustão de alguns combustíveis fósseis e pode agravar a poluição atmosférica. A respeito dessas substâncias, é correto afirmar que:
o dióxido de enxofre, SO2(g), é um óxido de caráter neutro que não reage nem com água, nem com bases, nem com ácidos.
o bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), regula a hiperacidez estomacal em função de diminuir o pH, além de liberar CO2(g), que causa a efervescência.
o dióxido de enxofre, SO2(g), quando dissolvido em água, leva à formação de soluções que apresentam valores de concentração de íons segundo a relação [OH-(aq)] > [H3O+(aq)].
o bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), auxilia no crescimento da massa do bolo, no processo da fermentação, pela liberação de gás hidrogênio, H2(g).
o bicarbonato de sódio, NaHCO3(s), em solução aquosa, apresenta comportamento básico, pois quando em interação com a água produz aumento na concentração de íons OH-(q).