O Barroco foi o estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltado ao intenso decorativismo e caracterizado pela exuberância dos dourados nas volutas e espirais. O Barroco exprimiu as incertezas de uma época — a Idade Moderna — que oscilava entre velhos e novos valores. Foi largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência. Através do Barroco, a Igreja compeliu Deus a vestir as mais suntuosas roupagens humanas, reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis que frequentavam os templos.
LOPEZ, L. R. História do Brasil colonial. Porto Alegre: Novo Século, 2001.
O movimento estético-cultural no texto constitui-se historicamente em uma resposta às
contestações aos domínios espiritual e terreno exercidos pelo papado.
oposições ao absolutismo monárquico como base do poder político.
divisões da nobreza fortalecida pelas expansões maritima e comercial.
críticas ao heliocentrismo como modelo de funcionamento do cosmos.
revoltas do campesinato oprimido pela multiplicidade de seitas religiosas.
A questão pede para identificar a que evento ou situação histórica o movimento Barroco, conforme descrito no texto, foi uma resposta.
Passo 1: Análise do Texto Base
O texto descreve o Barroco como um estilo "dramático, grandioso e opulento", com "intenso decorativismo" e "exuberância dos dourados". Crucialmente, o texto afirma que o Barroco "exprimiu as incertezas de uma época" e foi "largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência". O objetivo era "reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis".
Passo 2: Identificação da Conexão Central
A conexão mais importante feita pelo texto é entre o Barroco e a "Igreja da Contrarreforma". A Contrarreforma (ou Reforma Católica) foi o movimento da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante, iniciada no século XVI.
Passo 3: Compreensão do Contexto da Contrarreforma
A Reforma Protestante, liderada por figuras como Martinho Lutero e João Calvino, contestou dogmas, práticas e, fundamentalmente, a autoridade da Igreja Católica e do Papa sobre os assuntos espirituais e, em muitos casos, temporais (terrenos). A Igreja Católica perdeu fiéis e influência em várias partes da Europa.
Passo 4: Relação entre Barroco, Contrarreforma e Reforma Protestante
Se o Barroco foi um instrumento da Contrarreforma para reafirmar o poder e atrair fiéis, e a Contrarreforma foi uma resposta à Reforma Protestante, então o Barroco, nesse contexto religioso, constituiu-se historicamente como uma resposta às contestações geradas pela Reforma Protestante.
Passo 5: Análise das Alternativas à Luz do Raciocínio
Conclusão
O texto estabelece o Barroco como ferramenta da Contrarreforma. A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. A Reforma Protestante contestou os domínios espiritual e terreno do papado. Logo, o Barroco, no contexto apresentado, foi uma resposta a essas contestações.
Barroco: Movimento artístico e cultural que floresceu na Europa entre o final do século XVI e meados do século XVIII. Caracteriza-se pela dramaticidade, exuberância ornamental, contrastes (luz e sombra, sagrado e profano), emotividade e grandiosidade, buscando impressionar e persuadir.
Contrarreforma (Reforma Católica): Movimento iniciado pela Igreja Católica no século XVI como resposta à Reforma Protestante. Teve como objetivos a reorganização interna da Igreja (Concílio de Trento), a reafirmação de dogmas católicos, o combate à expansão do protestantismo e a recuperação de fiéis, utilizando instrumentos como a Inquisição, a Companhia de Jesus e a arte (incluindo o Barroco) como forma de propaganda da fé.
Reforma Protestante: Movimento religioso iniciado por Martinho Lutero em 1517 que questionou dogmas, práticas (como a venda de indulgências) e a autoridade papal da Igreja Católica, levando à divisão da cristandade ocidental e ao surgimento de novas denominações cristãs (Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, etc.).
Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.