ENEM 2021 segunda aplicação

    O Barroco foi o estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltado ao intenso decorativismo e caracterizado pela exuberância dos dourados nas volutas e espirais. O Barroco exprimiu as incertezas de uma época — a Idade Moderna — que oscilava entre velhos e novos valores. Foi largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência. Através do Barroco, a Igreja compeliu Deus a vestir as mais suntuosas roupagens humanas, reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis que frequentavam os templos.

LOPEZ, L. R. História do Brasil colonial. Porto Alegre: Novo Século, 2001.

 

O movimento estético-cultural no texto constitui-se historicamente em uma resposta às

a

contestações aos domínios espiritual e terreno exercidos pelo papado.

b

oposições ao absolutismo monárquico como base do poder político.

c

divisões da nobreza fortalecida pelas expansões maritima e comercial.

d

críticas ao heliocentrismo como modelo de funcionamento do cosmos.

e

revoltas do campesinato oprimido pela multiplicidade de seitas religiosas.

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Resposta
A
Tempo médio
2 min

Resolução

A questão pede para identificar a que evento ou situação histórica o movimento Barroco, conforme descrito no texto, foi uma resposta.

Passo 1: Análise do Texto Base

O texto descreve o Barroco como um estilo "dramático, grandioso e opulento", com "intenso decorativismo" e "exuberância dos dourados". Crucialmente, o texto afirma que o Barroco "exprimiu as incertezas de uma época" e foi "largamente utilizado pela Igreja da Contrarreforma como elemento de propaganda, destinado a atrair as criaturas pela pompa e magnificência". O objetivo era "reproduzindo o Céu em toda a sua magnificência, grandeza e esplendor, extasiando e arrebatando os fiéis".

Passo 2: Identificação da Conexão Central

A conexão mais importante feita pelo texto é entre o Barroco e a "Igreja da Contrarreforma". A Contrarreforma (ou Reforma Católica) foi o movimento da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante, iniciada no século XVI.

Passo 3: Compreensão do Contexto da Contrarreforma

A Reforma Protestante, liderada por figuras como Martinho Lutero e João Calvino, contestou dogmas, práticas e, fundamentalmente, a autoridade da Igreja Católica e do Papa sobre os assuntos espirituais e, em muitos casos, temporais (terrenos). A Igreja Católica perdeu fiéis e influência em várias partes da Europa.

Passo 4: Relação entre Barroco, Contrarreforma e Reforma Protestante

Se o Barroco foi um instrumento da Contrarreforma para reafirmar o poder e atrair fiéis, e a Contrarreforma foi uma resposta à Reforma Protestante, então o Barroco, nesse contexto religioso, constituiu-se historicamente como uma resposta às contestações geradas pela Reforma Protestante.

Passo 5: Análise das Alternativas à Luz do Raciocínio

  • A: "contestações aos domínios espiritual e terreno exercidos pelo papado." - Isso descreve precisamente o cerne da Reforma Protestante, à qual a Contrarreforma (e seu instrumento, o Barroco) respondeu. Portanto, esta alternativa está correta.
  • B: "oposições ao absolutismo monárquico..." - Embora o Barroco também tenha sido usado por monarcas absolutistas, o texto enfatiza seu uso pela Igreja da Contrarreforma. A Contrarreforma não foi uma resposta à oposição ao absolutismo.
  • C: "divisões da nobreza..." - As divisões na nobreza não foram o principal motor da Contrarreforma ou do uso do Barroco pela Igreja.
  • D: "críticas ao heliocentrismo..." - A controvérsia científica sobre o heliocentrismo ocorreu na mesma época, e a Igreja reagiu a ela, mas o Barroco como estilo artístico-religioso, conforme descrito, foi uma resposta mais ampla à crise religiosa da Reforma.
  • E: "revoltas do campesinato..." - Revoltas camponesas ocorreram, mas o Barroco da Contrarreforma não foi uma resposta direta a elas, e sim à divisão da cristandade ocidental causada pela Reforma.

Conclusão

O texto estabelece o Barroco como ferramenta da Contrarreforma. A Contrarreforma foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. A Reforma Protestante contestou os domínios espiritual e terreno do papado. Logo, o Barroco, no contexto apresentado, foi uma resposta a essas contestações.

Dicas

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Identifique a instituição mencionada no texto que utilizou largamente o Barroco.
Lembre-se do principal evento histórico que motivou a Contrarreforma.
Qual alternativa descreve melhor as críticas e desafios que levaram à Contrarreforma?

Erros Comuns

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Não conectar o Barroco à Contrarreforma, focando apenas nas características estéticas.
Confundir o uso do Barroco pela Igreja com seu uso pelas monarquias absolutistas (levando à alternativa B).
Associar o Barroco a outros eventos contemporâneos importantes, mas secundários para a questão religiosa central (como a Revolução Científica - alternativa D).
Não compreender que a Contrarreforma foi uma resposta direta à Reforma Protestante e às suas contestações (alternativa A).
Interpretar mal o contexto social e focar em revoltas camponesas (alternativa E) sem conectá-las corretamente à causa principal (Reforma/Contrarreforma).
Revisão

Barroco: Movimento artístico e cultural que floresceu na Europa entre o final do século XVI e meados do século XVIII. Caracteriza-se pela dramaticidade, exuberância ornamental, contrastes (luz e sombra, sagrado e profano), emotividade e grandiosidade, buscando impressionar e persuadir.

Contrarreforma (Reforma Católica): Movimento iniciado pela Igreja Católica no século XVI como resposta à Reforma Protestante. Teve como objetivos a reorganização interna da Igreja (Concílio de Trento), a reafirmação de dogmas católicos, o combate à expansão do protestantismo e a recuperação de fiéis, utilizando instrumentos como a Inquisição, a Companhia de Jesus e a arte (incluindo o Barroco) como forma de propaganda da fé.

Reforma Protestante: Movimento religioso iniciado por Martinho Lutero em 1517 que questionou dogmas, práticas (como a venda de indulgências) e a autoridade papal da Igreja Católica, levando à divisão da cristandade ocidental e ao surgimento de novas denominações cristãs (Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, etc.).

32%
Taxa de acerto
4.5
Média de pontos TRI
Habilidade

Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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