O automóvel é um dos bens de consumo duráveis de maior valor simbólico entre os brasileiros, conferindo status e prestígio social aos seus consumidores. Atraída por políticas de Estado que buscavam uma maior difusão do setor secundário da economia, a indústria automobilística brasileira foi fundamental para a modernização da economia e das relações de trabalho que marcaram o início da segunda metade do século XX. E, de fato, o espaço geográfico brasileiro e suas paisagens se transformaram intensamente após este novo rumo que a política industrial tomou. Porém, para que este projeto se concretizasse, havia a necessidade de criar um ambiente atraente para as fabricantes de automóveis se instalarem no país, o que envolveu uma gama de decisões de toda ordem.
Sobre as bases ou os desdobramentos das políticas mencionados no texto, assinale a alternativa correta.
A Indústria de base permitiu que existisse oferta de matérias-primas para as fábricas de automóveis, como no caso da Petrobrás e da CSN, ambas criadas no governo de Getúlio Vargas.
A Indústria de base permitiu que existisse oferta de matérias-primas para as fábricas de automóveis, como no caso da Petrobrás e da CSN, ambas criadas no governo de Juscelino Kubitschek.
O rodoviarismo foi uma das bases e, também, uma das consequências das políticas de Estado para promover o setor automobilístico, o mais importante para a indústria nacional e o responsável pela industrialização no país no início do século XX.
O rodoviarismo, logo em seu início, caracterizou a difusão da infraestrutura de transportes por estradas de rodagem, substituindo a rede ferroviária implementada anteriormente, que articulava o Sudeste até as regiões Centro-Oeste e o Norte brasileiras.