Mackenzie 2014/1

o assassino era o escriba

 

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito

inexistente.

Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular

como um paradigma da 1ª conjugação.

[5] Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele

não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de

nos torturar com um aposto.

Casou com uma regência.

Foi infeliz.

[10] Era possessivo como um pronome.

E ela era bitransitiva.

Tentou ir para os EUA.

Não deu.

Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.

[15] A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,

conectivos e agentes da passiva, o tempo todo.

Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.

Paulo Leminski, Caprichos e Relaxos, 1983

Sobre o texto de Paulo Leminski todas as alternativas estão corretas, EXCETO

a

a terminologia sintática e morfológica, que em um primeiro momento é motivo de estranhamento, concede o efeito de humor ao poema.

b

o eu-lírico demonstra por meio da composição de texto pessoal e confessional o seu desconhecimento gramatical.

c

nos primeiros sete versos o eu-lírico apresenta seu professor, que, por meio de suas ações e funções, é caracterizado como um torturador.

d

entre os versos 8 e 16 o leitor toma consciência de todos os fracassos que compuseram a vida do professor.

e

o texto é estruturado em forma de narrativa policial, mas em função de sua organização gráfica, métrica e rítmica é considerado um poema.

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Resposta
B
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