A questão pede para identificar a função da arte de Pawla Kuczynskiego ao abordar o tema do trabalho infantil na obra apresentada.
1. Análise da Imagem: A ilustração mostra um contraste forte entre duas crianças. À esquerda, um menino visivelmente pobre e cansado luta para puxar um vagão de carga pesado, provavelmente cheio de carvão, simbolizando o trabalho infantil árduo e exploratório. À direita, outro menino, aparentemente de classe social mais alta (roupas melhores, boné), puxa um trenzinho de brinquedo, representando a infância normal, com direito a brincadeiras.
2. Análise do Enunciado: O enunciado informa que o artista aborda o trabalho infantil e pergunta qual o objetivo dele ao usar sua arte dessa forma.
3. Interpretação da Intenção do Artista: A justaposição das duas cenas é impactante. O artista não está explicando as causas históricas das diferenças sociais (como sugere a alternativa A), nem propondo um plano de ação ou soluções (alternativa D), nem mostrando como diferentes países lidam com o problema (alternativa E), e tampouco estabelecendo diretamente uma ação da sociedade (alternativa B). A força da imagem reside no choque visual e emocional que ela causa ao contrastar a exploração do trabalho infantil com a inocência da brincadeira. Esse contraste serve para chocar, sensibilizar e, principalmente, fazer o observador pensar sobre a crueldade e a injustiça da realidade do trabalho infantil.
4. Conclusão: Portanto, a principal função da obra, nesse contexto, é provocar a reflexão sobre a dura realidade do trabalho infantil, usando o poder da imagem para gerar consciência e questionamento. A arte atua como um catalisador para o pensamento crítico sobre um problema social.
Gabarito: C