O Art. 1º da Constituição Brasileira, aprovada em 1988 ressalta que “a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito” (grifo nosso). A partir desta constatação e, com suporte do texto a seguir, responda ao questionamento.
Entenda o que é o Estado Democrático de Direito
Com a premissa de que todo o poder emana do povo prevista na Constituição Federal de 1988, a nação brasileira enquadra-se na categoria de Estado Democrático de Direito. [...]
Para entender o conceito, é necessário compreender o que significa “democrático”, segundo o professor e mestre em direito constitucional Edgard Leite. Ele explica que essa palavra por si só concentra todo o significado da expressão. É justamente por isso que um Estado de Direito é totalmente diferente do Estado Democrático de Direito.
“Resumidamente, no Estado Democrático de Direito, as leis são criadas pelo povo e para o povo, respeitando-se a dignidade da pessoa humana”, afirmou Leite. Já o Estado de Direito é pautado por leis criadas e cumpridas pelo próprio Estado. Um exemplo, segundo o professor, é o Código Penal Brasileiro, um decreto-lei de 1940. "Isso ocorre em uma ditadura militar, por exemplo, quando o governante dispõe de instrumentos como o decreto-lei, por meio do qual ele governa ainda que sem a aprovação do Congresso Nacional.”
Fonte: http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/acompanheplanalto/noticias/2018/10/entenda-o-que-e-o-estado-democratico-de-direito. Acesso em 28 ago. 2019.
As principais características do Estado Democrático de Direito são:
I - Soberania popular.
II - Democracia representativa e participativa.
III - Estado Constitucional, ou seja, possuir uma constituição que emanou da vontade do povo.
IV – Ter um sistema de garantia dos direitos humanos.
Estão corretas as afirmativas:
I e II somente.
II e III somente.
I e III somente.
III e IV somente.
Todas as alternativas.