O aprendizado da leitura e da escrita está vinculado a um conjunto de fatores, cujos princípios incluem o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização, devendo haver condições internas e externas necessárias ao seu desenvolvimento. Quanto mais precoce for a identificação de alterações durante o desenvolvimento, maiores as chances de evitar ou minimizar posteriores consequências educacionais e sociais desfavoráveis. Em relação às habilidades de leitura e escrita, analise as afirmativas a seguir.
I. A etiologia das dificuldades de linguagem e aprendizagem é diversa e pode envolver fatores orgânicos, intelectuais/cognitivos e emocionais, ocorrendo, na maioria das vezes, uma inter-relação entre todos esses fatores. As dificuldades de aprendizagem também podem ocorrer em concomitância com outras condições desfavoráveis ou, ainda, ser acentuadas por influências externas como, por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada. Existe uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, a integridade sensório-perceptual e a integridade socioemocional.
II. A leitura e a escrita envolvem habilidades cognitivas complexas, além da capacidade de reflexão sobre a linguagem no que se refere aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Os aspectos fonológicos e morfológicos representados na escrita não são complementares. Assim, quanto mais o sistema de escrita codifica as unidades fonológicas de uma língua, mais unidades morfêmicas serão representadas por esse sistema.
III. A consciência fonológica é reconhecida como o fator de maior contribuição para o desenvolvimento das habilidades de leitura, além de ser considerada importante para o reconhecimento de palavras e de não palavras em um sistema alfabético de escrita. Existem amplas evidências de que a consciência fonológica, avaliada antes do início da alfabetização, relaciona-se estreitamente com o progresso posterior na aquisição da leitura e da escrita, além de ser o melhor indicador de habilidade na escrita de palavras ditadas e da leitura e escrita de palavras regulares e irregulares.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.