O aparelho digestório das aves apresenta algumas diferenças em relação aos outros vertebrados. A ausência de dentes impede que as aves realizem o processamento do alimento na boca, de forma que o aparato gástrico assume essa tarefa. Com base nisso, assinale a alternativa correta em relação ao aparelho digestório das aves.
Muitas vezes, as aves coletam mais alimento do que podem processar em um período curto de tempo, de forma que o excesso é mantido no intestino.
A função mais importante da moela é o processamento mecânico do alimento, muitas vezes, com o auxílio da ingestão de pequenas pedras pelas aves. Dessa forma, é como se a moela desempenhasse a mesma função que é realizada pelos dentes nos mamíferos.
O intestino grosso é o principal local de digestão química, onde as enzimas do pâncreas e do intestino degradam o alimento em pequenas moléculas, que podem ser reabsorvidas pela parede intestinal.
Uma função adicional do estômago glandular cranial ou proventrículo é transportar alimento para os ninhos. Quando o adulto retorna ao ninho, ele regurgita o material presente no proventrículo, alimentando os filhotes.
Muitas espécies de aves comem insetos e outros animais durante o verão e passam a consumir vegetais durante o inverno. O material vegetal leva menos tempo para ser digerido e, assim, passa mais rapidamente pelo trato estomacal. Para ajustar-se a essas diferenças, o estômago muda de comprimento em resposta às mudanças alimentares.