O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos que, a partir da França, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos. Representaram, segundo HOBSBAWM, a primeira revolução potencialmente global.
“Como outras crises na política da classe governante europeia, coincidiu com uma catástrofe social: a grande depressão que varreu o continente a partir da metade da década de 1840. As colheitas [...] fracassaram. Populações inteiras como as da Irlanda, e até certo ponto também as da Silésia e Flandres, morriam de fome. Os preços dos gêneros alimentícios subiam. A depressão industrial multiplicava o desemprego, e as massas urbanas de trabalhadores pobres eram privadas de seus modestos rendimentos no exato momento em que o custo de vida atingia proporções gigantescas”. [...] HOBSBAWM, Eric. J. A Era das Revoluções (1789-1848). 4ª ed., Rio de janeiro, Paz e Terra, 1982, pp. 330-32
Sobre esses movimentos, leia as afirmações.
I. O conjunto de movimentos revolucionários que marcaram o ano de 1848 ficou conhecido como A Primavera dos Povos.
II. 1848, o ano das revoluções que teve a participação das camadas populares urbanas: artesões operários e desempregados.
III. A onda revolucionária que varreu a Europa em 1848 teve como principal objetivo dos revolucionários, alcançar a liberdade e combater a opressão.
IV. A Primavera dos Povos é a denominação dada exclusivamente aos movimentos revolucionários Francês e Inglês do século XIX.
V. A Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco de 1848 a 1850, no período Imperial Brasileiro, teve influência dos movimentos revolucionários que marcaram a Europeu do século XIX.
Está correto o que se afirma em:
I, III, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.