O amarelão, ou ancilostomose, é uma verminose causada tanto pelo Ancylostoma duodenale quanto pelo Necator americanus, cujas larvas atravessam a pele e entram na corrente sanguínea. Já as larvas de Ancylostoma braziliensis também conseguem atravessar a pele, mas não chegam à corrente sanguínea: deslocam-se sob a epiderme formando linhas sinuosas, razão de serem chamadas “bichos-geográficos”.
Sobre a classificação taxonômica das espécies citadas, é correto afirmar que:
apesar de causarem diferentes parasitoses, Ancylostoma duodenale e Ancylostoma braziliensis são da mesma espécie e compartilham com o Necator americanus o mesmo filo.
embora sejam de espécies diferentes, Ancylostoma duodenale e Necator americanus provocam a mesma parasitose, razão pela qual são classificados no mesmo gênero, que não é o mesmo do Ancylostoma braziliensis.
o amarelão e o bicho-geográfico são exemplos de que parasitoses diferentes podem ser causadas por espécies de um mesmo gênero, Ancylostoma, ainda que de diferentes filos.
o amarelão é um exemplo de que uma mesma parasitose pode ser causada por espécies de gêneros diferentes, Ancylostoma e Necator, mas de mesmo filo.
Ancylostoma duodenale e Ancylostoma braziliensis pertencem ao mesmo gênero, mas, por causarem diferentes parasitoses, não são classificados na mesma espécie, na mesma família e no mesmo filo.