O álcool etílico, também conhecido como etanol, está presente na gasolina vendida no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%. Além disso, esse composto orgânico também está presente em diversas bebidas alcoólicas. Essa versatilidade do etanol é justificada pela sua estrutura química.
Disponível em: www.mundoeducacao.bol.uol.com.br. Acesso em: 12/06/2021.
Assinale a alternativa que melhor explica essas aplicações do etanol:
Faz ligação de hidrogênio com os constituintes da gasolina e dispersão de London com as moléculas de água, presentes nas bebidas alcoólicas.
É anfifílico, ou seja, possui, em sua estrutura química, 2 carbonos responsáveis pela característica apolar, e uma hidroxila, responsável pela polaridade da molécula.
Possui a capacidade de fazer diversas ligações de hidrogênio, o que explica a capacidade de ser solúvel em diversos solventes, como a gasolina e a água.
É anfiprótico, ou seja, possui em sua estrutura química, 2 carbonos responsáveis pela característica apolar, e uma hidroxila, responsável pela polaridade da molécula.
É anfótero, ou seja, possui, em sua estrutura química, 2 carbonos responsáveis pela característica polar, e uma hidroxila, responsável pela apolaridade da molécula.