O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva. São utilizadas uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade, sendo necessário que alguém ou uma empresa forneça tais elementos.
Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agronegocios.htm>. Acesso em: 2 mai. 2016. Adaptado.
Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas, no meio rural, e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais; utilizar, predominantemente, mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.
Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agricultura-familiar.htm>. Acesso em: 2 mai. 2016. Adaptado.
Os dois fragmentos de textos permitem identificar como elemento diferenciador entre o agronegócio e a agricultura familiar a
concentração da produção familiar nas regiões Norte e Nordeste, onde as condições climáticas são favoráveis.
localização da agricultura familiar na periferia das grandes empresas agrícolas de alta tecnologia.
destinação do total da produção do agronegócio para o mercado exterior, especialmente os países africanos e a União Europeia.
utilização, pelo agronegócio, de mão de obra sazonal e de baixa qualificação.
utilização, pelo agronegócio, de tecnologia avançada e a articulação de diferentes setores da economia como bancos e indústrias.