O Ácido metanoico é comumente conhecido como ácido fórmico, por ser responsável pelo ardor e pela coceira sentida na região picada por formigas. Ele também é muito importante para a indústria, principalmente para a fixação de cores em tecidos e curtumes, possuindo uma especificidade que o torna quimicamente importante: é o único ácido carboxílico que reage com alquenos para formar ésteres formiato. Atualmente, a sua produção ainda segue a técnica de Berthelot, em duas etapas. A primeira começa a partir da reação entre o monóxido de carbono e o hidróxido de sódio, em alta temperatura e pressão elevada, formando um produto orgânico que, na segunda etapa, reage com o ácido sulfúrico, conforme representação a seguir:
Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA.
O produto da 1ª etapa é um sal, nomeado metanoato de sódio, que forma, na 2ª etapa, o ácido fórmico por reação de hidrólise.
O produto da 1ª etapa é um sal, nomeado carbonato de sódio, que forma, na 2ª etapa, o ácido fórmico por reação de esterificação.
O produto da 1ª etapa é um intermediário instável, que, na presença do ácido sulfúrico, reage por substituição e forma o ácido fórmico.
O produto da 1ª etapa é um éster, nomeado metanoato de sódio, que forma, na 2ª etapa, o ácido fórmico por reação de transesterificação.
O produto da 1ª etapa é uma base orgânica, que é neutralizado devido à presença do ácido sulfúrico, formando um sal inorgânico e o ácido fórmico.