O ácido fosfórico é uma substância muito utilizada em diversas áreas, a exemplo das indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas. É comumente utilizada em alimentos, como acidulantes e estabilizantes, bem como na produção de antibióticos, insulinas e outros produtos farmacêuticos, até na fabricação de fertilizantes agrícolas ou mesmo na produção de carvão, dentre outros. Esse ácido pode ser obtido por diferentes processos em escala industrial, incluindo a reação de rochas, que contém apatita, com H2SO4 formando o H3PO4 e outros compostos como H2SiF6 e CaSO4. Também, pode ser obtido pela queima do fósforo formando P4O10 que depois sofre hidrólise para não formá-lo
Sobre funções inorgânicas, ligações químicas e geometria molecular, considere as alternativas abaixo e marque a que contém apenas informações corretas.
O ácido fosfórico é um ácido forte que possui estrutura molecular do tipo tetraédrica em relação ao átomo central, mesmo tipo de estrutura do H2SO4.
Os elementos P e S nos oxiácidos H3PO4 e H2SO4 sofrem expansão da camada de valência, por possuírem orbitais d vazios, fugindo à regra do octeto, ficando estáveis com 10 elétrons.
Os compostos H2SO4, H3PO4 e CaSO4 possuem todos apenas ligações covalentes em suas estruturas.
No H3PO4, o elemento fósforo está com o maior valor de Nox.
Duas das ligações em H3PO4 são do tipo covalente coordenada.