O ácido fosfórico é uma substância muito utilizada em diversas áreas, a exemplo das indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas. É comumente utilizada em alimentos, como acidulantes e estabilizantes, bem como na produção de antibióticos, insulinas e outros produtos farmacêuticos, até na fabricação de fertilizantes agrícolas ou mesmo na produção de carvão, dentre outros. Esse ácido pode ser obtido por diferentes processos em escala industrial, incluindo a reação de rochas, que contém apatita, com H2SO4 formando o H3PO4 e outros compostos como H2SiF6 e CaSO4. Também, pode ser obtido pela queima do fósforo formando P4O10 que depois sofre hidrólise para não formá-lo
Marque a alternativa que contém apenas informações corretas.
A reação de neutralização parcial do ácido fosfórico com hidróxido de magnésio pode ser expressa por uma equação química cuja soma dos coeficientes estequiométricas de todos os compostos envolvidos é igual a 4.
O ácido fosfórico aquoso reage com metais produzindo gás hidrogênio.
Comparando os elementos P e S, é possível afirmar que o enxofre possui maior raio atômico, é o mais eletronegativo e possui maior afinidade eletrônica que o fósforo.
O pentóxido de fósforo, P2O5, que se cristaliza para formar o P4O10, é um óxido básico pois reage com ácido formando sal e água.
O fósforo é um elemento do mesmo período que o enxofre, é um não metal, do grupo dos calcogênios, é elemento representativo e possui número de elétrons no estado neutro igual a 15.