O ácido carbônico (H2CO3) é um ácido fraco, portanto, possui mínima dissociação quando comparado com outros ácidos inorgânicos. Ele se torna importante para algumas funções do corpo humano, em especial no sistema constituído junto ao íon bicarbonato (HCO3-), formando um par ácido e base de Brønsted-Lowry, responsável pela característica tamponante do sangue.
Sobre isso, é CORRETO afirmar que, quando uma pequena quantidade de
base é adicionada ao sangue, ela reage com o bicarbonato do sistema tamponante, produzindo um sal e CO2, que é eliminado pelos pulmões.
ácido é adicionada ao sangue, ele reage em dupla troca com o ácido carbônico, produzindo mais íons bicarbonato, eliminados pelos rins na urina.
ácido é adicionada ao sangue, ele desloca o equilíbrio de dissociação do ácido carbônico, produzindo novos cátions, que diminuem a variação de pH.
base é adicionada ao sangue, ela desloca o equilíbrio de dissociação do ácido carbônico, produzindo novos cátions, que diminuem a variação de pH.
ácido é adicionada ao sangue, o bicarbonato do sistema tamponante reage com ele e produz um sal, enquanto o ácido carbônico se dissocia em água e em CO2, sendo o gás eliminado pelos pulmões.