UNICID 2017

“Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O índio vestido

de senador do Império. Fingindo de Pitt. Ou figurando nas

óperas de Alencar cheio de bons sentimentos portugueses.”

 

Em seu “Manifesto antropófago”, do qual foi retirado o trecho acima, Oswald de Andrade defende

a

uma arte mais preocupada com seus fundamentos estéticos do que com suas relações com a sociedade e a história.

b

uma arte brasileira moderna que se liberte das raízes locais indígenas, inserindo-se assim no mundo do século XX.

c

um princípio literário baseado nas ideias de trabalho árduo, disciplina e isolamento do artista em relação ao mundo.

d

uma produção cultural tipicamente brasileira que reprocesse criticamente o legado cultural europeu, sem se submeter a ele.

e

um ideal nacionalista, de recuperação dos valores positivistas ligados aos princípios de ordem e progresso.

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Resposta
D

Resolução

Oswald de Andrade, no Manifesto Antropófago, propõe que a cultura brasileira assimile elementos estrangeiros sem perder sua essência e criatividade originais. Ele defende a apropriação crítica do legado europeu para produzir algo novo e genuinamente nacional. Ao recusar a mera imitação da cultura europeia, o autor sugere a transformação desse legado em uma expressão artística autônoma e tipicamente brasileira. O fragmento citado, exaltando a criatividade do “Carnaval” e ironizando o disfarce de valores europeus posicionados em realidades indígenas, ilustra esse pensamento. O centro do Manifesto Antropófago é justamente a ideia de “antropofagia” cultural: devorar aquilo que vem de fora para recriar, em vez de ser subjugado. Isso responde por que a alternativa correta afirma a importância de reproceder criticamente o legado europeu sem submeter-se a ele.

Dicas

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Relembre os trechos do Manifesto Antropófago e o significado de “antropofagia cultural”.
Observe o teor irônico e crítico em relação ao legado europeu presente no texto.

Erros Comuns

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Interpretar o Manifesto Antropófago como simples recusa das influências externas, em vez de compreendê-lo como incorporação criativa.
Confundir a crítica irônica de Oswald de Andrade com uma postura puramente nacionalista e anti-europeia.
Revisão

• Modernismo brasileiro: movimento que buscava romper com as tradições artísticas e literárias do passado, trazendo renovação estética.
• Manifesto antropófago: texto de 1928 em que Oswald de Andrade propõe a “antropofagia” cultural, ou seja, a absorção criativa de influências estrangeiras na cultura brasileira.
• Crítica à submissão cultural: ao invés de copiar passivamente a cultura europeia, o manifesto sugere devorá-la e transformá-la em algo novo e autêntico.

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