ESPM 2015/1

  Numa sociedade fortemente hierarquizada, onde as pessoas se ligam entre si e essas ligações são consideradas como fundamentais (valendo mais, na verdade, do que as leis universalizantes que governam as instituições e as coisas), as relações entre senhores e escravos podiam se realizar com muito mais “intimidade, confiança e consideração”. Aqui, o senhor não se sente ameaçado ou culpado por estar submetendo um outro homem ao trabalho escravo, mas, muito pelo contrário, ele vê o negro como seu “complemento natural”, como um “outro” que se dedica ao trabalho duro, mas complementar às suas próprias atividades que são as do espírito. Assim a lógica do sistema de relações sociais no Brasil é a de que pode haver intimidade entre senhores e escravos, superiores e inferiores, porque o mundo está realmente hierarquizado, tal qual o céu da Igreja Católica, também repartido e totalizado em esferas, círculos, planos, todos povoados por anjos, arcanjos, querubins, santos de vários méritos etc., sendo tudo consolidado na Santíssima Trindade, todo e parte ao mesmo tempo; igualdade e hierarquia dados simultaneamente. O ponto crítico de todo nosso sistema é a sua profunda desigualdade.(...) 

Neste sistema, não há necessidade de segregar o mestiço, o mulato, o índio e o negro, porque as hierarquias asseguram a superioridade do branco como grupo dominante. 

(Roberto da Matta, Relativizando - Uma Introdução à Antropologia Social) 

Segundo o texto:

a

O escravo nunca ameaçava o senhor quando havia intimidade, confiança e consideração.

b

As relações familiares criadas entre senhores e escravos acabaram lançando as bases das leis universalizantes.

c

Em sistemas sociais fortemente hierarquizados, o trabalho escravo substituía as atividades do espírito.

d

Em sociedade hierarquizada, senhores e escravos eram percebidos naturalmente como complementares.

e

Hierarquia e complementaridade são formas naturais de relações sociais.

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Resposta
D
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