Numa perspectiva dialógica e construtivista, conforme Jussara Hoffmann, é correto afirmar que
o conhecimento do aluno vem dos objetos, em um procedimento de observação e registro realizado por ele, e cabe ao professor organizar em sala de aula os estímulos com os quais esse aluno entrará em contato para aprender.
a avaliação se refere à observação e ao registro dos resultados alcançados pelos alunos ao final de um período letivo, a partir dos quais são feitas as classificações segundo os padrões estabelecidos pela escola.
o acompanhamento do processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações etc.
a prática pedagógica consiste na transmissão clara e explícita dos conteúdos pelo professor, apresentando aos alunos exemplos, preferencialmente concretos, e respeitando sempre a zona de desenvolvimento proximal.
o professor entende a aprendizagem como uma modificação de comportamento produzida por alguém que ensina (educador) em alguém que aprende (educando), em uma relação mútua de confiança e afeto.