FMP 2012

Novos elementos são acrescentados à tabela periódica


Eles existem por, no máximo, alguns segundos na vida real, mas ganharam a imortalidade na química: dois novos elementos foram acrescentados à tabela periódica. Os elementos foram reconhecidos por um comitê internacional de químicos e físicos. Por enquanto, eles receberam os nomes de elementos 114 e 116, mas seus nomes permanentes e símbolos serão escolhidos mais tarde.

Você não deve se deparar com nenhum deles, já que cientistas os produzem em laboratórios ao esmagar átomos de outros elementos para criar novos. “Nossos experimentos duraram muitas semanas e, normalmente, fazíamos um átomo a cada semana”, disse o químico Ken Moody, do estadunidense Laboratório Nacional Lawrence Livermore, que fez parte do grupo.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/internacional> Acesso em: 08 jun. 2011.


Sejam X e T as representações para os átomos descobertos.

Com base nos conhecimentos relacionados à tabela periódica, analise as afirmativas abaixo.

I - O elemento X apresenta distribuição eletrônica na última camada igual a 7s2 7p2.

II - O elemento T apresenta distribuição eletrônica na última camada igual a 7s2 7p4.

III - O período da tabela periódica a que os elementos

X e T pertencem é formado no total por 16 elementos.

IV - O elemento químico T, devido à sua posição na tabela periódica, apresenta maior raio atômico pelo fato de possuir maior carga nuclear.

V - O elemento químico X, devido à sua posição na tabela periódica, é menos eletronegativo que o elemento T.

Está correto APENAS o que se afirma em

a

I, II e III

b

I, II e IV

c

I, II e V

d

II, III e V

e

III, IV e V

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

Para resolver a questão basta relacionar o número atômico dos elementos recém-descobertos (114 e 116) com:

  • a distribuição eletrônica em níveis e subníveis;
  • a posição (período e grupo) na tabela periódica;
  • as tendências periódicas de raio atômico e eletronegatividade.

1. Distribuição eletrônica

O último gás nobre conhecido antes deles é o radônio (Rn, Z = 86). A partir daí, seguem-se os elétrons nos subníveis 7s, 5f, 6d e 7p.

• Z = 114 = [Rn] 7s2 5f14 6d10 7p2 → última camada 7s2 7p2.
• Z = 116 = [Rn] 7s2 5f14 6d10 7p4 → última camada 7s2 7p4.

Logo, as afirmações I e II estão corretas.

2. Período

Ambos pertencem ao 7.º período, que contém:

• 2 elementos (7s)
• 14 elementos (5f)
• 10 elementos (6d)
• 6 elementos (7p)

Total = 32 elementos, portanto a afirmação III (16 elementos) é falsa.

3. Raio atômico

No mesmo período, o raio diminui da esquerda para a direita, apesar do aumento da carga nuclear, pois o efeito de atração supera a repulsão eletrônica. Assim, entre 114 (grupo 14) e 116 (grupo 16), o elemento 116 tem menor raio. Afirmação IV é falsa.

4. Eletronegatividade

A eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita. Logo o elemento 114 (grupo 14) é menos eletronegativo que o 116 (grupo 16). Afirmação V é correta.

Conclusão

Corretas apenas I, II e V. A alternativa correta é a letra C.

Dicas

expand_more
Relembre: depois do radônio (Z=86) vêm 7s, 5f, 6d, 7p.
No 7.º período há actinídeos (5f), o que aumenta o total de elementos.
Ao atravessar um período, o raio atômico diminui e a eletronegatividade aumenta.

Erros Comuns

expand_more
Esquecer dos subníveis 5f e 6d ao fazer a configuração eletrônica do 7.º período.
Achar que o raio atômico aumenta simplesmente com o número atômico, ignorando a tendência ao longo do período.
Supor que o 7.º período tenha o mesmo número de elementos que o 6.º (ambos têm 32, não 16).
Revisão
  • Distribuição eletrônica: segue a sequência de subníveis indicando onde terminam os elétrons de valência, determinando grupo e período.
  • Período: indica o maior nível de energia ocupado; o 7.º período possui 32 elementos (inclusão dos actinídeos).
  • Raio atômico: cresce para baixo e para a esquerda; no mesmo período diminui da esquerda para a direita.
  • Eletronegatividade: aumenta da esquerda para a direita e de baixo para cima.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar