Nosso planeta tem 4,54 bilhões de anos. Esta história é longa, complexa e a sua evolução resultou numa série de fenômenos e mudanças significativas que afetaram a vida e outras histórias que se desenrolaram à sua superfície. Esse longo intervalo de tempo, chamado de tempo geológico, foi dividido pelos cientistas, para fins de estudo e de entendimento da evolução da Terra, em intervalos menores, chamados unidades cronoestratigráficas: éons, eras, períodos, épocas e idades.[...]”.
Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-institucionais/Rede-de-Bibliotecas--- Rede-Ametista/Canal-Escola/Breve-Historia-da-Terra-1094.html. Acesso em 03/04/2016. Com adaptação.
Considerando a origem e formação da estrutura geológica brasileira e mais seus conhecimentos sobre o tempo geológico que marca a evolução da Terra, é correto afirmar que
O Brasil apresenta, em linhas gerais, uma estrutura geológica antiga, marcada por altitudes modestas, constituídas por planaltos erodidos.
É comum na estrutura geológica brasileira a presença de formações orogenéticas do terciário, a exemplo do vulcão Amazonas, na região Norte.
O surgimento dos grandes répteis e a formação da Pangeia foram acontecimentos que marcaram a Era Mesozoica.
Durante o éon pré-cambriano, foi reduzida a ocorrência de vulcanismos na crosta, favorecendo, no período proterozoico, a formação das grandes florestas.
A Era Cenozoica foi marcada pela ocorrência dos dobramentos modernos como as cadeias montanhosas dos Alpes, Himalaia e Urais e pela formação das jazidas carboníferas no Hemisfério Norte.