“Nos períodos mais recentes, o capitalismo vem passando por nova transformação. O capital, na sua busca incessante de valorizar-se, e para fazer frente à profunda recessão que se agravou a partir de 1973, com a crise do petróleo, procurou novas formas de elevar a produtividade do trabalho e a expansão dos lucros. Assim, a partir da década de 1970, desenvolve-se uma nova fase no processo produtivo capitalista que poderíamos chamar de pós-fordismo ou a da acumulação flexível”. (Tomazi, Nelson Dácio (coordenador). Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p. 54). Considerando o texto em questão, assinale a alternativa INCORRETA.
O processo produtivo capitalista chamado pós-fordismo se caracteriza pela flexibilização dos processos de trabalho, incluindo a automação.
Com a automação, se assiste à eliminação do controle manual por parte do trabalhador que é substituído por tecnologias eletrônicas.
No processo chamado pós-fordismo as atividades mecânicas são desenvolvidas por máquinas automatizadas, programadas para agir sem a intervenção de um operador.
É preciso considerar que na era da automação os robôs não fazem greve, trabalham incansavelmente, não exigem maiores salários e melhores condições de trabalho e vida.
Com os produtos e o consumo sendo flexibilizados os objetos se tornam menos descartáveis e a propaganda não precisa estimular a sua troca por novos produtos.