―Nos países de periferia, ex-colônias, ou ex-semicolônias, o nacionalismo tem natureza radicalmente distinta dos movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa, os quais tiveram sua reputação definitivamente manchada pelo nazi-facismo, que tinha, aliás, seguidores e simpatizantes ardorosos em vários outros países europeus, além da Alemanha e Itália.‖
GUIMARÃES, Samuel Pinheiro. Nação, Nacionalismo, Estado. 2008 Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15200> Acesso em: 30 out. 2012
Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Os movimentos nacionalistas marcaram o continente europeu, no entanto, não houve repercussões de tais movimentos nos países tidos como periféricos, nas colônias e semicolônias na busca de transformação e afirmação política independente dos Estados que se originaram das ex-colônias.
Os movimentos nacionalistas nas diversas colônias e semicolônias foram movimentos de afirmação da nacionalidade e da recuperação de suas tradições e língua, da busca da autonomia política e, de independência em relação, inicialmente, às metrópoles coloniais europeias e posteriormente se transformaram em movimentos de afirmação política e de desenvolvimento econômico.
No que se refere aos movimentos nacionalistas europeus, analisa-se que em nada repercutiram ou interferiram nas colônias e semicolônias que estavam seguindo um amplo processo de desenvolvimento político e econômico livre da escassez e das repressões e opressões políticas sofridas nos países europeus.
Os movimentos nacionalistas na Europa tinham como base as lutas pela hegemonia política, europeia cujo objetivo era constituir uma nação forte, resultante da união política com raças intelectualmente superiores. Portanto, não houve repercussão dos movimentos nacionalistas europeus nas colônias e semicolônias consideradas inferiores que seguiam um processo considerável de desenvolvimento.
Os movimentos nacionalistas nas chamadas ―periferias‖ pouco contribuíram nos processos de independência por se tratarem de movimentos de segmentos localizados que não envolviam necessariamente a política e a economia.