[...] nos países árabes, na Europa e junto a um punhado de intelectuais americanos, insinuou-se que a política americana era a primeira responsável: sanções e ataques contra o Iraque, atitude pró-Israel, sustentação de regimes repressivos, eis o que explicaria o alvo escolhido pelos terroristas. Os Estados Unidos vítimas de sua própria política? Era, [...] dificilmente aceitável.
Robert Malley, membro do Conselho de Segurança Nacional, durante o governo de Bill Clinton. Le Monde, 31 out. 2001. In: MEDDEB, Abdelwahab. A doença do Islã. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p.13.
Com base nas informações contidas nesse trecho, o atentado terrorista que atingiu o World Trade Center em Nova Yorque, no dia 11 de setembro de 2001, tem sido atribuído à
ação conservadora do então Presidente Bush, que liderava uma campanha contra o mundo árabe, reeditando as Cruzadas da Idade Média.
cooperação estabelecida entre os EUA e os principais países árabes, com vistas ao envio, para a Europa, das vítimas de atentados da Al-Qaeda e do Taliban.
política dos EUA, que sustenta, no Oriente, regimes repressores, invasões territoriais e apoio a Israel, considerado inimigo do mundo árabe.
rede terrorista Al-Qaeda, dirigida por Osama Bin Laden, que patrocina atentados contra alvos ocidentais, principalmente relacionados aos EUA.