Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.
Preâmbulo da Carta das Nações Unidas, ONU, 1945.
Sobre o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) no cenário global, considere as afirmativas e assinale a opção correta.
1. O principal órgão da ONU é o seu Conselho de Segurança (CS), formado por seis países-membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Japão.
2. Nos últimos anos, economias emergentes como Índia e Brasil, que se fortaleceram politicamente no cenário internacional, passaram a reivindicar uma vaga permanente no Conselho de Segurança (CS), mesmo sem direito a veto.
3. A partir dos anos 2000, a ONU ganha relevância e protagonismo internacional, principalmente após os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York, quando a organização apoiou o então presidente George W. Bush na adoção da chamada Doutrina Bush, voltada ao combate do terrorismo.
4. A ONU foi criada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e se fortaleceu, tornando-se a mais importante organização humanitária e o principal organismo multilateral. A organização reúne quase todas as nações do planeta, exceto Cuba, devido ao afastamento estabelecido pelo antigo presidente Fidel Castro.