Nos dois últimos decênios do século XX, o Oriente Médio foi sacudido por conflitos com grande repercussão internacional. Em 1979, no Irã, muçulmanos xiitas liderados pelo aiatolá Khomeini fundaram uma república islâmica. No ano seguinte, o presidente do Iraque, Saddam Hussein, declarou guerra ao Irã, conflito que ficou conhecido como “Guerra Irã – Iraque”. Em 1990, Saddam Hussein ordenou a invasão do Kuwait, alegando questões de limites territoriais, desencadeando a “Guerra do Golfo”. Esses conflitos no Oriente Médio também tiveram a influência de interesses estrangeiros.
A alternativa que comprova este fato é:
tendo em vista as reservas petrolíferas ali existentes, os Estados Unidos da América interferiram decisivamente na região.
a então União Soviética favoreceu os dois governantes, equipando os exércitos de ambos com armamentos, para fazer frente aos Estados Unidos.
as nações muçulmanas, tanto xiitas como sunitas, uniram-se para se defender das influências ocidentais sobre os dois países em guerra.
a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou um grande número de tropas de paz para a região, obrigando o país agressor a se render.
a Inglaterra e a França foram os grandes beneficiados com todos aqueles conflitos, pois venderam armas a ambos os lados dos combatentes, indiferente a qualquer ideologia.