Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Como aponta o Parecer CNE/CEB n.º 11/201029, "os conteúdos dos diversos componentes curriculares [...], ao descortinarem às crianças o conhecimento do mundo por meio de novos olhares, lhes oferecem oportunidades de exercitar a leitura e a escrita de um modo mais significativo" (BRASIL, 2010).
De acordo com a BNCC, ao longo do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela:
Consolidação das novas aprendizagens e pela continuidade das práticas de linguagem e das habilidades desenvolvidas na Educação Infantil, considerando a transição harmoniosa entre as duas etapas (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
Consolidação das novas aprendizagens e pela continuidade das práticas de linguagem e dos campos de experiência da Educação Infantil, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
Consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
Consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das dez competências gerais, considerando o currículo dos componentes curriculares dessa primeira fase do Ensino Fundamental.
Consolidação das novas aprendizagens e pela continuidade das dez competências gerais, considerando o currículo dos componentes curriculares dessa primeira fase do Ensino Fundamental.