Nos dias atuais os rápidos avanços no campo da biologia molecular levaram a aplicações de técnicas sofisticadas, por exemplo, a tecnologia do DNA recombinante, hibridização genômica do RNA e manipulação de células tronco. No entanto, para dar continuidade de uma geração para a seguinte, o DNA tem que ser quimicamente estável e copiado com precisão durante a replicação; seguindo a lógica molecular da vida, o RNA primariamente transcrito feito diretamente de um molde de DNA não é a forma biológica final do RNA. Considerando os mecanismos genéticos e bioquímicos envolvidos na manipulação, estrutura e transcrição do DNA, avalie as informações a seguir.
I. A dupla hélice contém dois polinucleotídeos, com as bases nitrogenadas empilhadas na parte externa da molécula.
II. O processo de remoção dos introns de uma molécula de RNA pré-mensageiro recebeu a denominação de splicing, que significa corte e colagem.
III. As bases nitrogenadas dos dois polinucleotídeos na molécula de DNA interagem através de ligações fosfodiésteres.
IV. Transformação é o mecanismo de recombinação gênica em que sequências de DNA puras são captadas por uma célula receptora.
V. O mecanismo de splicing do RNA pré-mensageiro é realizado por um complexo de partículas e enzimas nucleares denominado spliciossomo.
Está(ão) correta(s) as afirmativas:
I, III e V
II e IV
III e V
II, IV e V
I, III e IV