“[Nos anos de 1960, os Macuxi] eram humildes varredores das ruas de Boa Vista que mal ousavam levantar os olhos do chão e pareciam querer fazer-se invisíveis para aquele mundo hostil, que os rechaçava ostensivamente. Viviam então o lado mais sombrio da fricção interétnica, relegados à absoluta marginalidade social, cultural e econômica. Quarenta anos depois, eles eram os protagonistas de uma das mais célebres batalhas judiciais dos tempos modernos ao defender, em igualdade de condições, os seus direitos territoriais. Os esforços dos advogados dos Macuxi foram cruciais para que os indígenas da Raposa-Serra do Sol saíssem vitoriosos na decisão do Supremo Tribunal Federal que afastou invasores arrogantes e belicosos (Miras et al., 2009). A educação formal transformou a invisibilidade Macuxi numa demonstração exemplar de agencialidade política.”
(RAMOS, A. R. A antropologia brasileira no mundo. In: RIBEIRO, G. L. et al. (Org.) As Ciências Sociais no mundo contemporâneo. Brasília, DF: LetrasLivres; UnB, 2011. p. 20 Apud BAINES, Stephen Grant. O movimento político indígena em Roraima: identidades indígenas e nacionais na fronteira Brasil-Guiana. Cad. CRH, Salvador, v. 25, n. 64, p. 33-44).
Considere as assertivas a seguir sobre a questão indígena em Roraima.
I. A Raposa Serra do Sol é uma das únicas regiões do norte amazônico composta por vastos campos e não por densa floresta, atraindo o interesse de fazendeiros pecuaristas.
II. Uma das consequências da luta indígena na região foi a criação da Conselho Indígena de Roraima (CIR), nos anos de 1980.
III. O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi criado ainda no século XIX para dar assistência aos indígenas de Roraima.
IV. A questão da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi encerrada em 1993, após seu reconhecimento pela Funai.
É CORRETO afirmar que é (são) verdadeira(s) somente:
II e III.
I.
III.
III e IV.
I e II.