Prefeitura de Guaraciaba 2023

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 30.

\(\,\)

Por que sentar de pernas cruzadas pode fazer mal

\(\,\)

Você cruza a perna direita sobre a esquerda ou a esquerda sobre a direita? Cerca de 62% das pessoas cruzam a direita sobre a esquerda, 26% fazem o contrário e 12% não têm preferência. Normalmente, há duas maneiras de sentar em uma cadeira e cruzar as pernas, uma na altura do joelho e a outra sobre o tornozelo.

Pesquisas mostram que sentar de pernas cruzadas aumenta o desalinhamento dos quadris, com um lado ficando mais alto que o outro. E altera a velocidade com que o sangue se move pelos vasos sanguíneos dos membros inferiores, o que aumenta o risco de coágulos. As pesquisas demonstram que cruzar a perna na altura dos joelhos é pior do que sobre os tornozelos.

Na verdade, sentar dessa maneira causa um aumento na pressão arterial devido ao acúmulo de sangue nas veias, e o coração tem que trabalhar para compensar isso, aumentando o risco de danos aos vasos sanguíneos. É por isso que, ao medir a pressão arterial, você deve manter os pés apoiados no chão.

Quanto mais tempo e mais frequentemente você senta de pernas cruzadas, maiores são as alterações de longo prazo nos comprimentos dos músculos e na estrutura óssea da pélvis.

E devido à maneira como o esqueleto está interligado, cruzar as pernas por longos períodos de tempo também causa desalinhamento da coluna e dos ombros. A posição da cabeça fica desalinhada devido a mudanças nos ossos do pescoço, uma vez que a coluna compensa para manter o centro de gravidade acima da pélvis.

O mesmo desequilíbrio pode ser observado nos músculos da pélvis e da parte inferior das costas como resultado da má postura e do estresse e tensão causados por sentar de pernas cruzadas. A pélvis também fica desalinhada devido ao alongamento prolongado dos músculos glúteos de um lado, o que significa que eles se tornam mais fracos.

Ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas aumenta a chance de escoliose, um alinhamento anormal da coluna, e outras deformidades.

\(\,\)

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c89y43v44j8o. Adaptado.

Normalmente, há duas maneiras de sentar em uma cadeira e cruzar as pernas, uma na altura do joelho e a outra sobre o tornozelo.


Assinale a opção CORRETA de acordo com o tipo de substantivo descrito.

a

maneiras - substantivo concreto e derivado.

b

altura - substantivo abstrato e comum.

c

joelho - substantivo abstrato e comum.

d

pernas - substantivo concreto e coletivo.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar