“No verão, os 500 quilômetros de praias, emoldurados por lagoas e a exuberante Mata Atlântica recebem visitantes do mundo todo. No inverno, a Serra é o destino de quem busca um retiro para aproveitar o frio”.
Fonte: http://www.sc.gov.br/index.php/conhecasc/turismo.: .
As características climáticas influenciam atividades como o turismo e a agropecuária. O clima de Santa Catarina apresenta algumas particularidades em relação ao restante do território nacional. A respeito das características climáticas em Santa Catarina e suas possíveis relações com atividades econômicas, todas as alternativas estão corretas exceto a:
O turismo de inverno é um importante destaque nacional em Santa Catarina. As temperaturas baixas que atraem turistas estão associadas a altitudes e a atuação da Massa de Ar Tropical Atlântica durante os meses de inverno.
De acordo com a classificação climática de Köppen predominam em Santa Catarina os climas Cfa com verões quentes e Cfb com verões frescos.
Em Santa Catarina a atuação de fatores como o relevo e as massas de ar (Polar Atlântica e Tropical Atlântica) fazem com que não haja estação totalmente seca. Assim, as chuvas aparecem de maneira bem distribuída, em geral, ao longo do ano.
Santa Catarina se destaca nacionalmente na produção de maçã. As condições climáticas encontradas, sobretudo na Mesorregião Serrana, favorecem esse cultivo.