No último censo demográfico, realizado em 2010, o estado do Paraná apresentava uma população total de mais de 10 milhões de habitantes, sendo mais de 85% dessa população vivendo em áreas urbanas. Com relação a sua estrutura demográfica, o Paraná apresentou claras transformações.
Tomando seus conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira e do Paraná, analise a pirâmide etária acima e assinale a alternativa CORRETA.
A relação entre homens e mulheres no Paraná apresenta-se com muita assimetria, sendo a população total de homens entre 20 e 29 anos bastante desproporcional.
Temos que, no Paraná, os homens têm uma expectativa de vida muito maior que a apresentada por mulheres, sendo a população total de idosos homens, entre os 70 e 100 anos, muito superior ao total das mulheres nas mesmas faixas etárias.
Nos dados da pirâmide etária, temos um claro estreitamento da base e o estrato mais significativo, correspondente a 17,5% da população, composto por grupos com idades entre 15-19 e 20-24 anos.
A faixa etária mais robusta, ou com maior percentual e números absolutos, é a que se encontra entre os 45-49 anos, caracterizando o estado do Paraná como envelhecido.
No estado do Paraná, as faixas etárias consideradas economicamente ativas encontram-se em descompasso com aquelas consideradas economicamente inativas, o que, de certa forma, explica os problemas previdenciários e de proteção da infância e juventude.