Prefeitura de Praia Grande 2022

CONHEÇA O "CEMITÉRIO" NA TERRA ONDE A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL CAIRÁ

\(\,\)

Localizado no Oceano Pacífico, o Ponto Nemo é o local mais distante no planeta de qualquer área de terra, e é usado para eliminar material espacial

\(\,\)

1. Localizado a mais de quatro mil quilómetros da costa da Nova Zelândia e três mil ao norte da Antártida, o Ponto Nemo está tão longe da terra que os humanos mais próximos são frequentemente os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) - que orbita 420 quilômetros acima da Terra. É precisamente esse afastamento que explica por que a ISS, uma vez aposentada em 2030, terminará seus dias lá, mergulhando na Terra para se juntar a outras estações espaciais, satélites e detritos espaciais desativados. Este é o cemitério espacial do mundo.

2 Nações espaciais têm despejado seu lixo na área ao redor do Ponto Nemo, em homenagem ao capitão Nemo do romance “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne, desde a década de 1970. Também conhecido como Polo Oceânico de Inacessibilidade ou Área Desabitada do Oceano Pacífico Sul, as coordenadas exatas do ponto mais remoto do mundo foram calculadas pelo engenheiro canadense- russo Hrvoje Lukatela em 1992.

3. Mais de 263 pedaços de detritos espaciais foram afundados nesta área desde 1971, incluindo a estação espacial russa Mir e a primeira estação espacial Skylab da Nasa, de acordo com um estudo de 2019 Eles não são monumentos intactos à história das viagens espaciais, mas sim detritos fragmentados espalhados por uma grande área, “Esta é a maior área oceânica sem ilhas. É a área mais segura onde se encaixa a longa zona de detritos após uma reentrada”", disse Holger Krag, chefe do Escritório do Programa de Segurança Espacial do Espaço da Agência Espacial Europeia (ESA). O Ponto Nemo está além da jurisdição de qualquer estado e é desprovido de qualquer vida humana — embora não esteja livre dos vestígios de impacto humano. Além do lixo espacial no fundo do mar, partículas de microplástico foram descobertas nas águas quando os iates da Volvo Ocean Race passaram pela região em 2018.

4. O lixo espacial, como satélites antigos, reentra na atmosfera da Terra diariamente, embora a maior parte passe despercebida porque queima muito antes de atingir o solo. São apenas os detritos espaciais maiores — como naves espaciais e partes de foguetes — que representam um risco muito pequeno para humanos e infraestrutura no solo, As agências e operadores espaciais devem planejar com antecedência para garantir que eles caiam na Terra neste pedaço distante do oceano.

5. No caso da Estação Espacial Internacional, a Nasa disse que a ISS iniciará manobras para se preparar para a desorbita já em 2026, diminuindo a altitude do laboratório espacial, com expectativa de colidir de volta à Terra em 2031, Os horários exatos das manobras dependem da atividade do ciclo solar e seu efeito na atmosfera da Terra. *A maior atividade solar tende a expandir a atmosfera da Terra e aumentar a resistência à velocidade da ISS, resultando em mais arrasto e perda natural de altitude”, disse a Nasa em um documento recêm-publicado descrevendo planos para o descomissionamento da ISS. Agências- espaciais e operadores comerciais também devem notificar as autoridades no controle de voos e transporte — geralmente no Chile, Nova Zelândia e Taiti — sobre a localização, tempo e dimensões das zonas de queda de detritos. Cerca de dois voos por dia passam pelo espaço aêreo, disse Krag. Essas autoridades produzem mensagens padronizadas enviadas ao tráfego aéreo e marítimo.

6. Krag disse que, em média, 100 a 200 toneladas de lixo espacial chegam na atmosfera da Terra de maneira descontrolada todos os anos, mas a maioria dos especialistas em espaço considera a reentraga o resultado mais desejável para o lixo espacial, À grande maioria fica acima de nós, onde pode colidir com satélites em funcionamento, criar mais lixo e ameaçar a vida humana em espaçonaves tripuladas.

7. Existem pelo menos 26.000 pedaços de lixo espacial orbitando a Terra que são do tamanho de uma bola de softball ou maior e podem destruir um satélite no impacto, Mais de 500,000 tem o tamanho de uma bola de gude grande o suficiente para causar danos a naves espaciais ou satélites, e mais de 100 milhões de pedaços de detritos do tamanho de um grão de sal que poderiam perfurar um traje espacial de acordo com um relatório da Nasa divulgado no ano passado

\(\,\)

Adaptado.Fonte: CNN Brasil. Disponivel em [https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/conhecao-cemiterio-na-terra-onde-a-e-estação-espacial-internacional-cairal. Publicado em 01.02.2022.

No trecho “O lixo espacial como satélites antigos, reentra na atmosfera da Terra diariamente”, o verbo grifado apresentado a mesma regência que se verifica no verbo grifado em qual alternativa?

a

"(...) em média, 100 a 200 toneladas de lixo espacial chegam na atmosfera da Terra (...)"

b

"(...) a maioria dos especialistas em espaço considera a reentrada o resultado mais desejável (...)"

c

"(...) a Nasa disse que a ISS iniciará manobras para se preparar (...)"

d

Esta é a maior área oceânica sem ilhas (...)"

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar