Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.
A descoberta da tumba de Tutancâmon foi um dos maiores marcos da arqueologia mundial. Encontrada no dia 4 de novembro de 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter, a tumba foi essencial para a compreensão de vários aspectos sociopolíticos da sociedade egípcia na Antiguidade e dos seus ritos fúnebres.
O faraó Tutancâmon assumiu o trono aos 10 anos de idade após a morte de seu pai, Amenhotep 4o . Seu reinado ficou conhecido por revogar as medidas que seu pai havia promulgado e que alteravam aspectos profundos da religiosidade e da política do reino. Tutancâmon e seus conselheiros se empenharam para amenizar a crise econômica do governo anterior e o restabelecimento dos ritos e das cerimônias antigas: durante o curto período em que governou, o politeísmo retornou e o culto ao deus Amon foi permitido novamente, o que deu estabilidade para a sociedade egípcia e apaziguou os sacerdotes.
Carter nutria um grande interesse pela área onde a tumba foi encontrada, que é conhecida como Vale dos Reis. Lá, outras tumbas de faraós e membros da nobreza foram descobertas. O arqueólogo estava desde a primeira década do século 20 explorando a região com o apoio financeiro de um aristocrata inglês. Por fazer observações extensas, Carter estava convencido de que havia áreas inexploradas no vale. No entanto, ele só conseguiu permissão para começar a escavar essa área do vale no final de 1917. As escavações foram feitas por trabalhadores e trabalhadoras egípcios que tiveram seu papel na descoberta apagado.
As causas da morte de Tutancâmon, o “faraó menino”, aos 19 anos, ainda são tema de pesquisas e debates. As hipóteses sugerem desde doenças como malária até questões relacionadas às múltiplas deficiências que provavelmente eram consequências da consanguinidade da realeza egípcia na época.
A descoberta do sarcófago atraiu os olhares dos ocidentais para a arte milenar egípcia e teve impactos na elaboração da identidade egípcia moderna. A máscara mortuária de Tutancâmon é, até os dias atuais, um dos símbolos mais conhecidos do Egito Antigo.
(Mariana Marques. Os 100 anos da descoberta da tumba de Tutancâmon. www.nexojornal.com.br, 04.11.2022. Adaptado)
No trecho “… a tumba foi essencial para a compreensão de vários aspectos sociopolíticos da sociedade egípcia…” (1o parágrafo), o vocábulo destacado apresenta como antônimo, no contexto em que se encontra:
inerente.
inevitável.
secundária.
sumária.
precursora.