Os Presentes de Froebel
Por Mitchel Resnick
01 ____ No final de 1999, participei de uma conferência em que se debateu sobre as maiores
02 invenções dos últimos mil anos. Alguns citaram a impressora, outros o motor a vapor, a lâmpada
03 ou o computador. Minha opinião? O jardim de infância.
04 ____ A maioria das pessoas não vê o jardim de infância como uma invenção, muito menos como
05 algo importante. No entanto, mesmo relativamente novo (menos de 200 anos), o jardim de
06 infância representa um importante ponto de partida de abordagens já existentes no ensino.
07 Quando Friedrich Froebel abriu o primeiro jardim de infância do mundo na Alemanha, em 1837,
08 surgia uma nova abordagem de ensino.
09 ____ Embora Froebel não soubesse disso na época, ele estava criando uma abordagem de ensino
10 ideal para as necessidades do século XXI, e que não se destinava apenas às crianças com cerca
11 de 5 anos, mas aos alunos de todas as idades. Antes, a maioria das escolas se baseava na
12 abordagem de transmissão, ou seja, o professor de frente para a turma transmitindo informações
13 e os alunos escrevendo tudo, palavra por palavra. Froebel sabia que isso não funcionaria com
14 crianças por volta dos 5 anos de idade. Ele percebeu que elas aprendiam melhor interagindo com
15 o mundo ao seu redor. Assim, ele passou de um modelo educacional baseado na transmissão
16 para um modelo interativo, dando às crianças oportunidades de interagir com brinquedos,
17 materiais de artesanato e outros objetos.
18 ____ Mas ele não estava satisfeito com os brinquedos e materiais que existiam na época. Ele
19 começou a criar brinquedos, desenvolvidos especificamente para auxiliar nos objetivos de seu
20 novo jardim de infância. Criou uma coleção de 20 brinquedos, que ficaram conhecidos como
21 presentes de Froebel. Com as peças geométricas, as crianças podiam criar padrões de mosaicos,
22 construir torres e prédios. Com os papéis coloridos, aprender técnicas de dobradura tipo origami,
23 para criar formas e padrões. Com os palitinhos e as ervilhas, montar estruturas tridimensionais.
24 ____ Todas essas atividades visavam a ensinar às crianças a apreciar as formas, padrões e
25 simetrias do mundo natural. Ele queria que elas compreendessem melhor o mundo ao seu redor,
26 e percebeu que uma das melhores maneiras de fazer isso era permitindo que elas criassem
27 modelos do mundo, a fim de “recriar” o mundo através de seus próprios olhos e com suas
28 próprias mãos. Esse foi o principal objetivo dos presentes de Froebel: compreender por meio da
29 “recriação”.
(Disponível no livro “Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos” – texto especialmente adaptado para esta prova).
No texto, temos a palavra “papéis”, com ditongo acentuado. Assinale a alternativa que apresenta a palavra acentuada corretamente.
Cajú.
Moréia.
Reduzí-lo.
Zebú.
Instruí-los.