Prefeitura de Candelária 2022

Os Presentes de Froebel

Por Mitchel Resnick



01 ____ No final de 1999, participei de uma conferência em que se debateu sobre as maiores

02 invenções dos últimos mil anos. Alguns citaram a impressora, outros o motor a vapor, a lâmpada

03 ou o computador. Minha opinião? O jardim de infância.

04 ____ A maioria das pessoas não vê o jardim de infância como uma invenção, muito menos como

05 algo importante. No entanto, mesmo relativamente novo (menos de 200 anos), o jardim de

06 infância representa um importante ponto de partida de abordagens já existentes no ensino.

07 Quando Friedrich Froebel abriu o primeiro jardim de infância do mundo na Alemanha, em 1837,

08 surgia uma nova abordagem de ensino.

09 ____ Embora Froebel não soubesse disso na época, ele estava criando uma abordagem de ensino

10 ideal para as necessidades do século XXI, e que não se destinava apenas às crianças com cerca

11 de 5 anos, mas aos alunos de todas as idades. Antes, a maioria das escolas se baseava na

12 abordagem de transmissão, ou seja, o professor de frente para a turma transmitindo informações

13 e os alunos escrevendo tudo, palavra por palavra. Froebel sabia que isso não funcionaria com

14 crianças por volta dos 5 anos de idade. Ele percebeu que elas aprendiam melhor interagindo com

15 o mundo ao seu redor. Assim, ele passou de um modelo educacional baseado na transmissão

16 para um modelo interativo, dando às crianças oportunidades de interagir com brinquedos,

17 materiais de artesanato e outros objetos.

18 ____ Mas ele não estava satisfeito com os brinquedos e materiais que existiam na época. Ele

19 começou a criar brinquedos, desenvolvidos especificamente para auxiliar nos objetivos de seu

20 novo jardim de infância. Criou uma coleção de 20 brinquedos, que ficaram conhecidos como

21 presentes de Froebel. Com as peças geométricas, as crianças podiam criar padrões de mosaicos,

22 construir torres e prédios. Com os papéis coloridos, aprender técnicas de dobradura tipo origami,

23 para criar formas e padrões. Com os palitinhos e as ervilhas, montar estruturas tridimensionais.

24 ____ Todas essas atividades visavam a ensinar às crianças a apreciar as formas, padrões e

25 simetrias do mundo natural. Ele queria que elas compreendessem melhor o mundo ao seu redor,

26 e percebeu que uma das melhores maneiras de fazer isso era permitindo que elas criassem

27 modelos do mundo, a fim de “recriar” o mundo através de seus próprios olhos e com suas

28 próprias mãos. Esse foi o principal objetivo dos presentes de Froebel: compreender por meio da

29 “recriação”.


(Disponível no livro “Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos” – texto especialmente adaptado para esta prova).

No texto, temos a palavra “papéis”, com ditongo acentuado. Assinale a alternativa que apresenta a palavra acentuada corretamente.

a

Cajú.

b

Moréia.

c

Reduzí-lo.

d

Zebú.

e

Instruí-los.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar