FATEC 2012/1

No século XX, os meios de comunicação de massa foram amplamente utilizados por diferentes governos como veículos de propaganda ideológica, um tipo de comunicação que visa formar a maior parte das ideias e das convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social. Um exemplo histórico do uso dos meios de comunicação como veículo de propaganda ideológica ocorreu em
a
1903 – instalação de uma estação de telégrafo na torre eiffel, o que permitiu que o London Times e o New York Times recebessem informações sobre a guerra entre a Rússia e o Japão.
b
1924  –  regulamentação  pelo  governo  federal  da  qualidade  e  da  segurança  das  salas  de  cinema  no  Brasil,  resultado  do crescimento do circuito exibidor e do surgimento de salas destinadas à elite.
c
1939 – proibição, na Alemanha de hitler, da audiência de rádios estrangeiras; no ano seguinte, todas as rádios alemãs passaram a transmitir a mesma programação de caráter ultranacionalista.
d
1948  –  utilização,  pela  primeira  vez,  de  uma tV  a  cabo,  na  cidade  de  Oregon,  onde  os  sinais  normais  de  televisão  não conseguiam chegar às residências por causa do terreno montanhoso.
e
1993 – criação, por pesquisadores americanos, do Mosaic, primeiro navegador a combinar gráficos e texto em uma única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil de usar.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

Para resolver esta questão, siga os passos abaixo:

  1. Entenda o enunciado: procura-se um exemplo histórico de uso de meios de comunicação de massa como instrumento de propaganda ideológica.
  2. Identifique o conceito-chave: propaganda ideológica visa moldar ideias e comportamentos de amplas parcelas da população.
  3. Analise cada alternativa: verifique se descreve controle governamental de mídia para fins de propaganda oficial.
  4. Selecione a alternativa correta: reconheça que o regime nazista utilizou o rádio de forma centralizada para veicular mensagens ultranacionalistas.

Logo, a alternativa correta é a C.

Dicas

expand_more
Pense em como o regime nazista controlava o rádio durante a Segunda Guerra Mundial.
Procure por proibições de emissoras estrangeiras e unificação de programação.
Considere o contexto de propaganda ultranacionalista na Alemanha de 1939.

Erros Comuns

expand_more
Confundir simples veiculação de notícias ou avanços técnicos com propaganda ideológica.
Acreditar que qualquer intervenção estatal em mídia seja automaticamente propaganda.
Desconhecer o papel do rádio como instrumento de controle ideológico na Alemanha nazista.
Associar criação de softwares e tecnologias (Mosaic, TV a cabo) a usos políticos de massa.
Revisão

Conceitos fundamentais:

  • Meios de comunicação de massa: veículos como rádio, TV, jornais e internet que atingem grande público simultaneamente.
  • Propaganda ideológica: comunicação dirigida a formar crenças, valores e orientar comportamentos coletivos em favor de uma causa ou regime.
  • Contexto histórico: regimes autoritários (ex.: Alemanha nazista) controlavam e uniformizavam a programação de rádio para difundir sua ideologia.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar