No Século XVIII, o Arcadismo gerou uma grande produção poética, da qual fazem parte uma variada produção lírica, poemas satíricos e poesia épica. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta somente características do movimento árcade no Brasil.
Os árcades optaram por uma expressão em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a tendência denotativa do Barroco.
O cultismo árcade correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeira exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora.
Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Cláudio Manuel da Costa fala, raciocina; constantemente o eu lírico cai em contradição quanto à sua postura de pastor e sua realidade de burguês.
Em “Cartas Chilenas”, os desmandos morais e administrativos do governador da Capitania de Minas, chamado de o “Fanfarrão Minésio”, são duramente criticados de forma satírica. Sua autoria é atribuída a Tomás Antônio Gonzaga. Nesse texto, o Chile corresponde a Minas Gerais, e sua capital, Santiago, a Vila Rica.
Os poemas de Cláudio Manuel da Costa e de Tomás Antônio Gonzaga foram escritos ainda dentro do espírito barroco, conforme o atestam sua religiosidade conflituosa e seu estilo artificial.