No século XVII, o médico e cientista Jan Baptista van Helmont indicou uma maneira capaz de promover a geração espontânea de roedores. De acordo com Helmont, bastava colocar uma camisa suja e sementes de trigo em um recipiente aberto para que, em 21 dias, fosse constatada a geração espontânea dos roedores.
Assinale a alternativa que relaciona as informações do texto com o método de investigação científica.
O teste realizado com a camisa suja consistiu na comprovação da hipótese desenvolvida.
A observação de um fato levou o cientista a desenvolver um teste com a camisa suja.
A hipótese foi desenvolvida pelo cientista após a realização do teste com a camisa suja.
O cientista comprovou que os roedores são gerados espontaneamente a partir da camisa suja.
A montagem do conjunto camisa suja e grãos de trigo consistiu na observação do experimento.
O enunciado descreve um experimento proposto por Van Helmont para verificar a geração espontânea. Para relacionar as informações ao método científico, basta lembrar a sequência clássica: observação → hipótese → experimentação → conclusão.
1. Van Helmont observou que locais com grãos armazenados e roupas usadas costumavam ter camundongos.
2. A partir dessa observação, formulou a hipótese de que camundongos surgiriam espontaneamente dessa combinação.
3. Para testar a hipótese ele montou o conjunto “camisa suja + trigo” e aguardou 21 dias.
Portanto, o texto descreve a passagem da observação de um fato para a elaboração de um teste experimental, exatamente o que afirma a alternativa B.
Na história da biologia, a discussão sobre abiogênese (geração espontânea) foi um tema central que só foi definitivamente refutado nos séculos XVIII-XIX (Redi, Spallanzani, Pasteur).