Instrução: As questões de números 31 a 40 podem referir-se ao texto abaixo, portanto, quando necessário, consulte-o. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Aula de Português para a formação de leitores
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Ler é atribuir sentidos aos estímulos visuais (verbais e não verbais) em um texto com
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base num propósito de leitura. Essa atribuição de sentidos será moldada pelas experiências
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anteriores do leitor com eventos de leitura semelhantes ao que está vivenciando, práticas
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sociais mediadas por esses textos, tema em foco, informações pressupostas ou indiretamente
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acionadas pelo texto, outros textos, desejos, expectativas, receios ou preconceitos, repertórios
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de recursos linguístico-discursivos que conhece. Isso quer dizer: em cada nova situação, em
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que é necessário ler, diferentes compreensões serão possíveis por conta das relações que o
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leitor poderá estabelecer entre os estímulos visuais, o propósito de leitura naquela situação
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específica e seus conhecimentos prévios, que podem ou não ser suficientes.
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Para atribuir sentidos ao texto, (re)agir e posicionar-se criticamente diante dele, o leitor
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precisa, simultaneamente:
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▪ decodificar o que está escrito, combinando letras, sons e imagens, relacionando-os
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com significados possíveis;
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▪ participar do texto, lançando mão de conhecimentos prévios sobre o tema e sobre a
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participação no ato de leitura;
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▪ responder ao texto, levando em conta a expectativa de leitura criada pelo gênero do
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discurso e pelo propósito específico do ato de leitura que está vivenciando;
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▪ analisar o texto como um produto cultural, reconhecendo que qualquer texto resulta
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de um ponto de vista e, como leitor, o sujeito também aborda o texto ___ partir de um
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lugar sócio-histórico.
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Promover um ensino que forme leitores proficientes significa criar oportunidades para a
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prática de todas essas ações. Na posição de leitores mais experientes, podemos levar os alunos
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pela mão, para buscarem no texto as compreensões que entendemos como preferíveis. Isso
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pode ser feito a partir de atividades de leitura, de estudo do texto e da análise de possíveis
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efeitos de sentido dos recursos linguístico-discursivos utilizados. Essas atividades integram ler,
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anotar, compartilhar e justificar compreensões com vistas a construir e aprofundar
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entendimentos coletivamente.
(Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br, Artigo elaborado por Margarete Schlatter em coautoria com Camila Dilli e Letícia Soares Bortolini, acesso em 10-05-2019 – Fragmento adaptado)
No que tange ao uso da crase, avalie as afirmações que seguem:
I. A substituição do termo ‘estímulos’ (l. 01) por ‘estratégias’ implicaria o uso da crase, visto que estariam atendidas as condições que determinam seu uso. Em face disso, suprimir-se-iam o artigo definido masculino plural ‘os’, e se faria a inserção do artigo definido feminino plural, o qual seria combinado com a preposição exigida pelo vocábulo regido que ocorre no contexto.
II. A substituição de ‘texto’ (l. 10) por ‘matéria textual’ implicaria a ocorrência de crase imediatamente antes dessa expressão.
III. Na linha 19, a lacuna que precede o vocábulo ‘partir’ deve ser preenchida por à, visto que, ali, evidenciam-se as duas condições suficientes e necessárias para tal ocorrência.
Quais estão corretas?