Prefeitura de Tapejara 2019

Instrução: As questões de números 31 a 40 podem referir-se ao texto abaixo, portanto, quando necessário, consulte-o. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.


Aula de Português para a formação de leitores


  1. Ler é atribuir sentidos aos estímulos visuais (verbais e não verbais) em um texto com
  2. base num propósito de leitura. Essa atribuição de sentidos será moldada pelas experiências
  3. anteriores do leitor com eventos de leitura semelhantes ao que está vivenciando, práticas
  4. sociais mediadas por esses textos, tema em foco, informações pressupostas ou indiretamente
  5. acionadas pelo texto, outros textos, desejos, expectativas, receios ou preconceitos, repertórios
  6. de recursos linguístico-discursivos que conhece. Isso quer dizer: em cada nova situação, em
  7. que é necessário ler, diferentes compreensões serão possíveis por conta das relações que o
  8. leitor poderá estabelecer entre os estímulos visuais, o propósito de leitura naquela situação
  9. específica e seus conhecimentos prévios, que podem ou não ser suficientes.
  10. Para atribuir sentidos ao texto, (re)agir e posicionar-se criticamente diante dele, o leitor
  11. precisa, simultaneamente:
  12. ▪ decodificar o que está escrito, combinando letras, sons e imagens, relacionando-os
  13. com significados possíveis;
  14. ▪ participar do texto, lançando mão de conhecimentos prévios sobre o tema e sobre a
  15. participação no ato de leitura;
  16. ▪ responder ao texto, levando em conta a expectativa de leitura criada pelo gênero do
  17. discurso e pelo propósito específico do ato de leitura que está vivenciando;
  18. ▪ analisar o texto como um produto cultural, reconhecendo que qualquer texto resulta
  19. de um ponto de vista e, como leitor, o sujeito também aborda o texto ___ partir de um
  20. lugar sócio-histórico.
  21. Promover um ensino que forme leitores proficientes significa criar oportunidades para a
  22. prática de todas essas ações. Na posição de leitores mais experientes, podemos levar os alunos
  23. pela mão, para buscarem no texto as compreensões que entendemos como preferíveis. Isso
  24. pode ser feito a partir de atividades de leitura, de estudo do texto e da análise de possíveis
  25. efeitos de sentido dos recursos linguístico-discursivos utilizados. Essas atividades integram ler,
  26. anotar, compartilhar e justificar compreensões com vistas a construir e aprofundar
  27. entendimentos coletivamente.


(Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br, Artigo elaborado por Margarete Schlatter em coautoria com Camila Dilli e Letícia Soares Bortolini, acesso em 10-05-2019 – Fragmento adaptado)

No que tange ao uso da crase, avalie as afirmações que seguem:


I. A substituição do termo ‘estímulos’ (l. 01) por ‘estratégias’ implicaria o uso da crase, visto que estariam atendidas as condições que determinam seu uso. Em face disso, suprimir-se-iam o artigo definido masculino plural ‘os’, e se faria a inserção do artigo definido feminino plural, o qual seria combinado com a preposição exigida pelo vocábulo regido que ocorre no contexto.

II. A substituição de ‘texto’ (l. 10) por ‘matéria textual’ implicaria a ocorrência de crase imediatamente antes dessa expressão.

III. Na linha 19, a lacuna que precede o vocábulo ‘partir’ deve ser preenchida por à, visto que, ali, evidenciam-se as duas condições suficientes e necessárias para tal ocorrência.


Quais estão corretas?

a

Apenas I.

b

Apenas II.

c

Apenas III.

d

Apenas I e II.

e

Apenas II e III.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar