No processo de conquista da América pela Coroa espanhola, um dos episódios mais significativos é conhecido como La Noche Triste (A Noite Triste), ocorrida em 30 de junho de 1520. Na ocasião, as forças espanholas sofreram pesadas baixas em Tenochtitlan, a então capital do Império Asteca.
Fonte: DIÁZ, C. B., SAENZ,. S. M. C., & Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Spain). Historia verdadera de la conquista de la Nueva Espana. Madrid: Instituto Gonzalo Fernandez de Oviedo (C.S.I.C.), 1982.
TODOROV, T. A conquista da América: A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LEÓN-PORTILLA, M. A Conquista da América Latina vista pelos índios - relatos astecas, maias e incas. Petrópolis: Vozes, 1987.
Sobre a conquista do Império Asteca pelas tropas lideradas por Hernán Cortés, é CORRETO afirmar que
a recepção inicialmente amistosa dos astecas para com os espanhóis e a aliança destes com outras tribos rivais daqueles foram fatores importantes para a vitória final de Cortés.
a superioridade numérica das forças espanholas frente aos nativos foi fator preponderante da vitória de Cortés.
a Noite Triste é apenas um dos episódios nos quais o exército espanhol foi traído e enganado pelo imperador asteca Montezuma, tornando a guerra de conquista longa e incerta.
a Noite Triste representou o primeiro conflito aberto entre as forças espanholas e o Império Asteca, revelando a superioridade numérica e técnica destes em relação àqueles.
a derrota dos espanhóis para os astecas na Noite Triste representa uma virada na estratégia da Coroa Espanhola na América, que a partir de então deixa de lado a política de alianças e parte para o confronto militar.