No plano da linguagem, o ensino dos diversos gêneros textuais que socialmente circulam entre nós não somente amplia sobremaneira a competência linguística e discursiva dos alunos, mas também aponta-lhes inúmeras formas de participação social que eles, como cidadãos, podem ter, fazendo uso da linguagem. Entre tais gêneros destacam-se a reportagem, a carta aberta, o texto publicitário, o abaixo-assinado e o manifesto. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA.
A carta aberta e o abaixo-assinado são gêneros utilizados para dar corpo às aspirações e reivindicações das pessoas em movimentos populares, entidades de classe, agremiações, etc. Assim, por meio da linguagem, as pessoas não só se comunicam, mas também interferem socialmente.
A finalidade dos textos publicitários é promover um produto e, principalmente, estimular e persuadir o interlocutor a consumi-lo, para tanto, explora os verbos, geralmente, no modo imperativo ou no presente do indicativo e faz uso de recursos tais como as figuras de linguagem, a ambiguidade, o jogo de palavras, etc.
O manifesto é o gênero textual que se produz quando uma pessoa ou um grupo de pessoas deseja chamar a atenção da população, denunciando um problema de interesse geral, que afeta a todos, ou alertando para um problema que está prestes a ocorrer. Sua estrutura é relativamente livre e a linguagem deve obedecer ao padrão culto formal da língua.
A carta aberta é um gênero de natureza argumentativa utilizado quando alguém ou um grupo de pessoas deseja manifestar publicamente sua opinião a respeito de um problema, pretendendo conscientizar pessoas e entidades a respeito dele.
A reportagem constitui a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público. Trata-se de um gênero textual tipicamente jornalístico em que predomina a narração, com os elementos essenciais de um texto narrativo, tais como: fato, pessoas envolvidas, tempo e lugar em que ocorreu o fato. A linguagem deve ser impessoal e de acordo com o padrão culto da língua.