PUC-RS Verão 2021

No Período Colonial, a Coroa Portuguesa legitimou por instrumentos políticos e jurídicos a chamada “guerra justa” contra os povos indígenas resistentes à conquista e à colonização das terras do Brasil, o que estimulou

a

a formação das reduções jesuíticas que visavam converter, catequizar e explorar o trabalho dos indígenas nas minas de ouro das Gerais.

b

o extermínio dos povos indígenas do sertão e a expansão da agricultura no interior da América Portuguesa, baseada na agricultura de subsistência e na pequena propriedade.

c

a escravidão dos indígenas para abastecer a demanda de mão de obra das grandes lavouras açucareiras de exportação e os engenhos de açúcar do litoral.

d

a assimilação dos povos indígenas resistentes à cultura portuguesa, tornando-os cidadãos para garantir a superioridade étnico-cultural do conquistador europeu.

Ver resposta
Ver resposta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar